Notícias

Benefícios da pera

Estudo verifica que o consumo da fruta reduz marcadores de estresse metabólico, inflamação e risco cardiovascular

A pera também uma boa aliada nas dietas por ser pouco calórica e rica em fibras, segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau





Brasília 11 de fevereiro de 2020 – Versátil e saborosa, a pera vai bem em receitas doces e salgadas e ainda possui diversas vitaminas e minerais, além de fibras e carboidratos.  Em média, 100g da fruta possui 60 Kcal, o que faz dela uma fruta de baixa caloria. Outra vantagem é que uma unidade média fornece cerca de 10% das nossas necessidades diárias de fibras. Para a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a pera é uma excelente aliada nas dietas de emagrecimento: “Como sabemos as fibras ajudam no bom funcionamento do intestino, no aumento da saciedade das refeições e também no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue. É um ótimo alimento para quem quer controlar o peso”, diz.

Renata cita também um estudo de 2019 que avaliou os efeitos do consumo diário da pera em homens e mulheres com Síndrome Metabólica e verificou que esse hábito ajudou a reduzir marcadores de estresse metabólico, inflamação e risco cardiovascular. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30720034)

“Por todas essas razões, a pera é uma opção muito saudável. Além disso, é muito versátil e pode ser consumida como lanche e café da manhã, compondo sucos, vitaminas, saladas de frutas e até preparações quentes”, completa.

Para driblar a vontade de comer doces, por exemplo, Renata Guirau ensina uma receita de pera assada, que além de saborosa, é pouco calórica. Ou em preparações salgadas como uma deliciosa salada de pera com nozes ou um sanduíche de pera com brie (receitas abaixo).

Pré-treino

Renata também acrescenta que o consumo regular da pera auxilia no aporte de energia para as atividades diárias e é um excelente alimento pré-treino, como confirmam pesquisas que avaliaram os efeitos do seu consumo como fonte de energia antes das práticas de endurance, como corrida e bicicleta. Eles encontraram associação positiva com melhora no desempenho físico e redução do estresse oxidativo provocado pelo exercício.

(https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26561314)

Além disso a pera é rica em potássio, favorecendo a saúde cardíaca e muscular, e também vitamina C. “São inúmeros os benefícios da inclusão da pera na alimentação: também ajuda na produção natural de colágeno, na manutenção da boa imunidade e na prevenção de anemias pela melhora na absorção do ferro”, diz a nutricionista do Oba.  O magnésio contido na pera também contribui com a saúde óssea e muscular, além de ser um eletrólito importante para o equilibro de sais no nosso sangue.

Estudos apontam ainda que o consumo diário de pera, assim como o da maçã,  está associado com melhora nos níveis de colesterol no sangue, a partir de 26 dias de consumo regular. Em adultos tabagistas, também existem efeitos comprovados na diminuição dos efeitos de oxidação das células causados pelo cigarro. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20109132).

Confira as receitas sugeridas pela nutricionista Renata Guirau:

Pera assada

1 pera

1 col de sopa de mel

1 col de chá de suco de limão

1 pitada de canela em pó

1) Corte a pera em fatias e acomode em um recipiente para ir ao forno;

2) Regue com o suco de limão e o mel;

3) Finalize com a canela e leve para assar por cerca de 10 minutos, em forno pré-aquecido, a 180 graus.

Salada de folhas com peras

½ maço de rúcula

¼ de pé de alface

2 peras cortadas em cubos

1 xícara de chá de nozes descascadas

1 xícara de chá de queijo meia cura picado em cubinhos

1 col de sopa de shoyu

Suco de 1 limão

Pimenta do reino a gosto

Azeite a gosto

1) Lave as folhas e as acomode em uma saladeira.

2) Por cima, acrescente as peras picadas, o queijo picado e as nozes descascadas.

3) Tempere com o limão, o shoyu, o azeite e a pimenta.

Sanduíche de queijo brie com pera

1 pão de fermentação natural cortado em fatias

1 pera média cortada em fatias finas

Fatias de queijo brie suficientes para rechear as fatias de pão

1 col de sopa de mel

Azeite a gosto

1) Acomode as fatias de pão em uma forma;

2) Acrescente o azeite e em seguida as fatias de pera;

3) Regue a pera com mel;

4) Por cima, finalize com as fatias de queijo brie e leve ao forno, em fogo baixo, por cerca de 10 minutos antes de consumir.

Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Esse ano, comemora 40 anos de história. A rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: www.obahortifruti.com.br

 Siga o ObaHortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

NOSSAS LOJAS

ASSESSORIA DE IMPRENSA DISTRITO FEDERAL – REDE OBA HORTIFRUTI
Proativa Comunicação
Contatos:  Gabriella Collodetti (61) 99308-5704 / Flávio Resende (61) 99216-9188
Tel.: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter/Facebook/Instagram: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br