Notícias

Brasília inaugura sua primeira clínica especializada em tratamentos para feridas crônicas

Acompanhamento pode ser tanto em regime ambulatorial quanto domiciliar. Novidade vai atender vários perfis de pacientes: com pés diabéticos, úlceras por pressão, feridas oncológicas, venosas e arteriais, lesões neuropáticas, queimaduras e dermatites



Brasília, 7 de novembro de 2018 – Pouca gente sabe, mas há locais especializados em tratar pessoas lesionadas por feridas e lesões complexas. São clínicas multidisciplinares, com foco neste tipo de paciente, inclusive com demandas oncológicas. A novidade é que a capital federal ganhou, neste mês, seu primeiro centro de tratamento de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas – o Cenfe -, com regime tanto ambulatorial quanto domiciliar.

Na prática, o atendimento começa com a avaliação do paciente, que subsidiará o planejamento do tratamento. Em seguida, é definida a conduta assistencial e o desenvolvimento dos cuidados, de acordo com a demanda específica de cada paciente.

Segundo Benedito Silva, diretor do Cenfe, o objetivo é ter foco no resultado do tratamento com a melhor relação custo-benefício. “Isso significa que procuramos adotar uma conduta clínica acompanhada de meta assistencial, ou seja, o tempo do tratamento é pré-estabelecido para assegurar o controle dos custos”, explica.

Além disso, o Cenfe tem estrutura para oferecer assistência domiciliar, por meio da unidade HomeLar, visando o conforto do paciente, com uma equipe qualificada, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. O corpo clínico tem como responsável técnico o Dr. Igor Nunes e Souza, que é cirurgião geral e vascular, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

De acordo com o Dr. Igor Nunes, o tratamento de feridas depende da característica de cada uma delas.  Pode ser algo simples como apenas colocar um curativo sobre a lesão, como também um processo complexo que requeira conhecimentos especializados. Entre os casos atendidos estão: pés diabéticos, úlceras por pressão, feridas oncológicas, feridas venosas e arteriais, lesões neuropáticas, queimaduras e dermatites.

Assistência Médica Domiciliar – O Cenfe dispõe, ainda, de HomeCare, que compreende os serviços de Internação Domiciliar e Atendimento Domiciliar, coordenados pela Unidade Assistencial HomeLar. Este tipo de Internação Domiciliar oferece atendimento a pacientes com quadro clínico estável, que não necessitam de toda estrutura hospitalar, podendo os cuidados serem realizados em casa. “Já o atendimento domiciliar contempla a assistência em diferentes complexidades”, explica o médico.

Ambas as unidades, Ambulatório e HomeCare, trabalham de forma coordenada. Pacientes sob assistência domiciliar com algum tipo de lesão são assistidos em casa pela equipe técnica da unidade ambulatorial – enfermagem dermatologista –, respondendo pela evolução da ferida e interagindo com a equipe do de Home Care.

Já aqueles pacientes que não são elegíveis à assistência domiciliar são direcionados pela unidade de HomeCare para o atendimento na unidade ambulatorial (podendo até serem atendidos em casa – se a equipe ambulatorial avaliar que o atendimento em casa pode representar melhor recuperação para a lesão).

Outros serviços oferecidos pelo Cenfe são: curativo por pressão negativa, cateter central de inserção periférica (PICC), acesso venoso central guiado por ultrassom, exame diagnóstico em casa para avaliação de TVP (trombose venosa profunda).

SERVIÇO:

Cenfe

(61) 3036-6594

Home – CENFE – Cuidando diariamente de você

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CENFE
Proativa Comunicação
Contatos: Verônica Holanda (61 98287-5255) / Flávio Resende (61) 99216-9188
Tel: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/ Instagram/Twitter: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br