Notícias

Cenfe realiza workshop voltado a lesões oncológicas

Curso discutirá abordagens voltadas ao tratamento de ferimentos ocasionados pelo câncer e será destinado a médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares de saúde e interessados na área



Brasília, 8 de julho de 2019 – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), houve quase 600 mil novos casos de doença no Brasil no ano passado. O problema tem se agravado com o passar dos anos e tem sido motivo de discussão em diversas ramos da saúde, visto que afeta o corpo humano de forma integral. Os pacientes acometidos pela enfermidade sofrem, por exemplo, com constantes lesões corporais, o que pode ocasionar infecções e dificuldades durante o seu tratamento.

Visando oferecer suporte para essa parcela da população, o Cenfe, centro especializado em tratamento de feridas, traz o assunto para ser conversado em um workshop exclusivo para os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares e interessados na área.

No encontro, cujo enfoque trará o câncer como questão de saúde pública, serão discutidas abordagens da enfermagem no paciente com ferida oncológica; fatores de risco cancerígeno; lesões neoplásicas; classificações e procedimentos cirúrgicos; dentre outros temas correlacionados à situação.

“As feridas oncológicas são uma das preocupações na assistência à saúde de pacientes com câncer, já que os efeitos da doença, como dor e aparência, interferem na qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias. O enfermeiro assume um papel fundamental no cuidado dessas feridas, através da orientação, e promoção da saúde”, explica Larissa Pignata enfermeira e dermatologista do Cenfe.

O Cenfe realiza cursos regulares para discussão e aperfeiçoamento de técnicas para o tratamento de lesões. O último encontro foi realizado em junho. Para o módulo de julho, os inscritos no programa contarão com a palestra de Tereza Giannini, enfermeira especialista, por 28 anos, em Administração Hospitalar, do próprio INCA.

“Nossa expectativa é incitar os profissionais para se qualificarem cada vez mais, levando em consideração a importância da inovação para o tratamento das lesões dentro da sociedade. Através do workshop, as experiências podem ser compartilhadas, o que potencializa os resultados acerca do tema”, pontua.

O workshop ocorrerá online, na próxima quarta-feira (17) e as inscrições podem ser realizadas pelo site cenfe.med.br. Os interessados deverão investir R$ 30 para o curso e poderão escolher o melhor horário para o acesso: pela manhã, das 9h às 12, ou pela tarde, das 13h às 16h.

Ao final do curso, será emitido um certificado de comprovação de participação. Cada módulo possui carga horária de três horas.

Sobre o Cenfe – O Cenfe é o primeiro centro de tratamento de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas, com regime tanto ambulatorial quanto domiciliar. O serviço é oferecido por uma equipe qualificada e multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. O corpo clínico tem como responsável técnico o Dr. Igor Nunes e Souza, que é cirurgião geral e vascular, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e a enfermeira dermatologista Larissa Pignata, responsável técnica da clínica.

O Cenfe conta, ainda, com a parceria da HomeLar, que compreende os serviços de Internação Domiciliar e Atendimento Domiciliar. Este tipo de Internação Domiciliar oferece atendimento a pacientes com quadro clínico estável, que não necessitam de toda estrutura hospitalar, podendo os cuidados serem realizados em casa. Já o atendimento domiciliar contempla a assistência em diferentes complexidades. Outros serviços oferecidos pelo Cenfe são: curativo por pressão negativa, cateter central de inserção periférica (PICC), acesso venoso central guiado por ultrassom, exame diagnóstico em casa para avaliação de TVP (trombose venosa profunda).

SERVIÇO:

Cenfe

(61) 3045-6280

(61) 98641-9201

http://www.cenfewc.com.br

SERVIÇO:

O que: Workshop sobre a abordagem da enfermagem no paciente com ferida oncológica
Quando:
17/7, quarta-feira, às 9h ou às 13h
Onde:
cenfe.med.br
Quanto:
R$ 30

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CENFE
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61 99308-5704) / Flávio Resende (61) 99216-9188
Tel: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/ Instagram/Twitter: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br