Notícias

Clínica da Dor proporcionará aconselhamento e acompanhamento especializado às pessoas com disfunção temporomandibular

O projeto, ainda em fase piloto, envolverá professores e alunos do Uniceplac na identificação, na captação precoce e na verificação inicial da presença de dor na face e/ou na cabeça, para indicação e aplicação da terapia adequada.





Brasília, 13 de maio de 2019 – Dores no rosto e de cabeça, dor no pescoço e nos ombros, dificuldades na mastigação e de movimentação da boca. Apesar de comuns, nem sempre sintomas como estes são tratados da forma adequada, causando mais preocupação e estresse, reforçando a crença de que os sintomas possam ser causados por uma doença grave não diagnosticada. Isso porque muitos desconhecem que as causas podem estar ligadas à clínica odontológica, especialmente à disfunção temporomandibular (DTM), à dor orofacial (DOF), à dor dos músculos da mastigação (DMM), e que possuem um caráter benigno, com possibilidades terapêuticas disponíveis, com um bom prognóstico para o alívio da dor, desconforto e disfunção.

No Gama (Distrito Federal), uma iniciativa se propõe a facilitar o acesso da população ao aconselhamento e às terapias adequadas nesses casos. Trata-se da Clínica da Dor, projeto piloto de extensão da faculdade de Odontologia do Centro Universitário Uniceplac, em funcionamento desde março, que visa ainda aproximar o aluno de graduação da especialidade de DTM e DOF. “Buscamos uma abordagem qualificada e direcionada para identificação, captação precoce e verificação inicial da presença de dor na face e/ou na cabeça, ruídos articulares e alteração ou limitação de movimentos mandibulares dos pacientes”, explica o professor Luiz Felipe, coordenador do projeto.

Com a implementação da clínica, os alunos de odontologia terão contato precoce com a especialidade, para aprender os fatores de risco, trabalhar de forma multidisciplinar e sistematizada, indicando a melhor opção para o controle dessas condições patológicas. Segundo Luiz Felipe, como essas envolvem fatores biopsicossociais, o trabalho se dará de forma padronizada, sempre respaldado por evidências científicas. “Já estamos avançando para o trabalho com equipe trans e interdisciplinar, incluindo práticas e terapias integrativas entre a Clínica da Dor e os cursos de Fisioterapia e Psicologia do Uniceplac”, completa.

Os pacientes serão orientados a procedimentos conservadores, simples, não invasivos e reversíveis para o controle da DTM, DMM e DOF. “Esses serão realizados, minimizando o desconforto, reduzindo dores articulares e o incômodo na região muscular, permitindo a melhora da função e a adaptação do indivíduo para o desempenho de suas atividades, devolvendo-lhes a qualidade de vida” explica o professor.

Os interessados na avaliação e no acompanhamento especializado da Clínica da Dor devem inscrever-se na recepção da clínica de Odontologia do Uniceplac, de segunda à sexta, das 8h às 22h. O atendimento é realizado somente às quartas, das 13h às 17h, na clínica de triagem.

Sobre o Uniceplac – Fundado há mais de três décadas por Apparecido dos Santos, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac tem seu perfil caracterizado pela perseverança em proporcionar educação com altos padrões de qualidade, o que já lhe garantiu nota máxima no MEC. O Centro possui 25 cursos de graduação, sendo estes: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Letras Português, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Pedagogia, Radiologia e Sistema de Informação.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – UNICEPLAC
Proativa Comunicação
Contatos: Dayanne Holanda (61 98114-6886) / Flávio Resende (61 99216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

 

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br