Notícias

Cultura maker se difunde no meio do empreendedorismo

O empreendedorismo tem se adaptado aos novos tempos. A mudança do perfil empreendedor carrega um ideal de “faça você mesmo”, utilizando a criatividade para alcançar o sucesso do negócio próprio



Brasília, 10 de agosto de 2018 – O empreendedorismo tem se adaptado aos novos tempos, com suas novas regras e objetivos. A mudança do perfil empreendedor, de pessoa de negócios para um tipo mais flexível, que é capaz de se adaptar em momentos de crise, buscar parcerias e novas ideias, carrega muito, também, um ideal de “fazer você mesmo”, usar a criatividade, não terceirizar os serviços relacionados ao próprio empreendimento.

O “faça você mesmo”, ou DIY (do it yourself), se transformou em cultura maker com a chegada da internet e das tecnologias. Na cultura maker, pode-se utilizar não somente das próprias mãos ou criatividade, mas também de aparelhos como impressoras 3D, smartphones e cortadoras a laser para impulsionar uma ideia.

Segundo André Leal, sócio fundador da Brasília Fab Lab, uma rede mundial de laboratórios de fabricação digital, e facilitador da Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, muitos aplicativos têm fortalecido esse movimento. “Os aplicativos para smartphones e plataformas online voltados para o movimento maker, por exemplo, têm auxiliado e acelerado o surgimento de negócios renovados para os dias atuais”, afirma o empresário da Fab Lab, criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), com o objetivo de facilitar a prototipagem de ideias, visando inovação e invenção.

Espaço maker

Nesse sentido, a Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores, da Fundação Assis Chateaubriand, acredita e estimula a cultura maker. A comunidade conta com um espaço maker, aberto aos empreendedores da Ei! e visitantes. O público poderá usufruir de vários equipamentos, como impressora 3D, cortadora laser, fresadora CNC e termoformadora e conhecer várias possibilidades de negócio com o mundo maker. O ambiente foca na criatividade e no uso de novas tecnologias, e visa disseminar o conhecimento por meio de bate-papos, palestras, workshops.

 Sobre a Ei! – A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores é um ambiente de conexão, conhecimento e experiências inovadoras, que surgiu em agosto de 2017 para transformar empreendedores de dentro para fora. Nesta comunidade, acredita-se na força das conexões, no aprender fazendo, na criação coletiva, entre outros. Desde o ano passado, também são realizados diversos eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. A Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores está no Facebook, Instagram e Twitter, com o perfil @ComunidadeEi

Preparação completa para empreender – Além de compartilhar seu espaço com o ecossistema empreendedor de Brasília, a Ei! Comunidade de Aprendizagem para Empreendedores oferece um curso de cinco meses que prepara o empreendedor para encarar o mercado de forma mais disruptiva e humana, por meio de técnicas, ferramentas e experiências para quem quer desenvolver uma ideia, abrir um negócio, transformar sua empresa, desenvolver uma startup ou inovar no mercado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – EI! COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM PARA EMPREENDEDORES

Proativa Comunicação
Contato: Flávio Resende (61) 99216-9188 / Luana G. Silveira
Telefone: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br