Notícias

Enfraquecimento no tornozelo é a causa mais comum para entorses

A lesão, que varia de leve a grave, é mais frequente em atletas e esportistas, principalmente os que praticam futebol e vôlei



Brasília, 28 de outubro de 2020  A entorse do tornozelo é uma das lesões mais comuns que atingem a população. Eventualmente, atletas e esportistas costumam sofrer mais com o problema. Em 2012, um estudo realizado pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina de Taubaté, localizado em São Paulo, concluiu que o problema era mais encontrado, principalmente, em quem praticava futebol.

Márcio Silveira, médico ortopedista da clínica Salus Ortopedia, explica que este problema pode ser gerado por conta do enfraquecimento do tornozelo, o que, consequentemente, influencia na sustentação do corpo.

“Na falta de treinamento, os músculos que auxiliam na estabilidade perdem essa capacidade e, com isso, favorecem torções provocadas pelo desequilíbrio. Se esse ciclo não for interrompido, resulta em mais entorses e agressões nos tecidos que, por sua vez, participam na capacidade de proporcionar equilíbrio” informa.

A entorse pode variar de leve a grave, entretanto, depende da forma que a articulação foi atingida no momento da lesão. Nos casos mais simples, há o desarranjo das proteínas, que fazem parte dos ligamentos. Já em situações mais problemáticas, é possível que haja, até mesmo, o rompimento dos ligamentos.

A dor intensa e a incapacidade de apoiar o peso do corpo sob o pé costumam ser grandes indicativos de fratura e devem ser avaliados por um ortopedista para o desenvolvimento correto do tratamento. Além disso, é necessário prestar atenção em outros sinais que indicam o surgimento das torções, como o desconforto e inchaço persistente junto com uma certa sensibilidade ao toque.

Quanto às causas mais prováveis para o surgimento da lesão, o médico ortopedista chama a atenção para alguns casos em específico que geram o enfraquecimento na região e, consequentemente, a elevação da possibilidade de ocorrer uma lesão.

“O arqueamento do osso do calcanhar, fazendo a pessoa pisar na borda lateral do pé ou o arco do pé elevado, gera essa predisposição. Sedentarismo, falta de condicionamento muscular para os esportes e o uso de calçados inadequados também entram nessa lista e exigem bastante atenção”, alerta o Dr. Silveira.

O médico aproveita também para destacar três dicas importantes que podem auxiliar na prevenção das entorses. Confira:

– Escolha um sapato que combina com o seu tipo de pisada: “Ter um sapato que se adeque ao seu tipo de pé é a melhor prevenção para lesões”, explica. De acordo com o Dr. Silveira, os sapatos mais indicados para o pé cavo, por exemplo, são os ortopédicos, que devem fornecer suporte para a região do arco e ser estáveis;

– Ao fazer a compra de sapatos, prefira a parte final do dia: Isso porque os pés tendem a inchar durante o dia e, assim, é mais fácil de conseguir verificar o melhor sapato para cada tipo de pé;

Invista em alongamentos: Os adeptos aos exercícios físicos devem gastar um tempo extra alongando os músculos e tendões da região das pernas, pés, joelhos e quadris. Caso contrário, essas regiões podem ficar mais rígidas e resistentes ao exercício.

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos conservadores para evitar cirurgias e tratamento da dor crônica.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, terapia por ondas de choques, avaliações de força muscular e do movimento.

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem o título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, oferecendo muita qualidade no serviço.

SERVIÇO:

Salus Ortopedia

Ceilândia Sul
QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203
Telefone: (61) 3371-5937

Asa Norte
Centro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346
Telefone: (61) 3349-1186

Taguatinga Norte
QND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial Norte
Telefone: (61) 3371-5937

Site: https://salusortopedia.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/salusortopedia/
Facebook: https://www.facebook.com/salusortopedia/

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SALUS ORTOPEDIA
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (99308-5704) / Flávio Resende (99216-9188)
Tel.: (61) 3340-4448
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter/ FB/ IG: @ProativaC

(61) 3340-4448 Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br