Notícias

Fisioterapia Pélvica pode ser uma aliada após as cirurgias de câncer de próstata

Responsável por reativar a musculatura do assoalho pélvico, a atividade é fundamental para melhorar a qualidade de vida do paciente após a prostectomia



Brasília, 3 de novembro de 2020  Estima-se que, apenas em 2020, mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados no país. Dois anos antes, foi avaliado que quase 16 mil homens faleceram em virtude da doença. Isso só no Brasil. Os dados foram apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) que, por sua vez, notificou que este tumor é o segundo mais comum para o sexo masculino, ficando atrás apenas para o câncer de pele não-melanoma.

A doença, muitas vezes, surge sem dar sinais e, com isso, pode chegar a um estado avançado com facilidade. Nesses casos, algumas cirurgias são indicadas para reverter os quadros. Depois que esses procedimentos são realizados, o acompanhamento dos profissionais de saúde é fundamental para a qualidade de vida do paciente. Nesse ponto, a Fisioterapia Pélvica entra em cena para poder auxiliar.

“A Fisioterapia Pélvica é uma grande aliada para o pós-operatório da prostectomia. Seu objetivo, de forma geral, é reativar a musculatura do assoalho pélvico, que foi mexido durante a cirurgia. Se o paciente não tiver o suporte após o procedimento, é possível que haja a perda da urina e das fezes, já que a região fica fortemente fragilizada”, explica Luana Grota, fisioterapeuta da clínica Salus Ortopedia, localizada em Brasília.

A profissional pontua que, com a prática, é possível realizar exercícios exclusivos e recursos apropriados, como o uso de correntes elétricas com baixa intensidade para estimular os músculos – conhecida como eletroestimulação -, trabalhos terapêuticos e respiratórios para melhorar a função da região perineal.

“Vale ressaltar que a prática é feita de forma global para fortalecer os músculos e isso deve acontecer independente da cura ou não do câncer, entretanto, é necessária a autorização do médico que acompanha o paciente”, complementa.

Outras atuações

Responsável por atuar na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, essa fisioterapia trabalha com o conjunto dos músculos e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero e intestino.

De acordo com a fisioterapeuta Luana Grota, uma das atuações mais frequentes da prática é na intervenção da incontinência urinária. Problemas como a queda da bexiga ou do útero, comuns na vida adulta das mulheres, também podem ser resolvidos com a atividade.

“Apesar de ser muito procurada por mulheres, a fisioterapia nesta região não é indicada apenas para o sexo feminino. Precisamos quebrar esse tabu, visto que ela traz muitos benefícios para o homem, como a questão da recuperação após a cirurgia de câncer de próstata”, pontua.

Incontinência urinária de esforço e urgência; incontinência anal; bexiga hiperativa e neurogênica; enurese; retenção urinária, constipação intestinal; disfunções sexuais; vaginismo; ejaculação precoce; disfunção erétil; e atendimento durante o trabalho de parto também são casos comuns que são tratados pela Fisioterapia Pélvica.

“Algumas dessas disfunções são causadas pela falta de exercícios, enfraquecimento dos músculos, obesidade, doenças relacionadas à bexiga ou até mesmo cirurgias que podem machucar os nervos da musculatura pélvica. Por isso, é necessário um tratamento individualizado para que seja viável tratar o problema de acordo com as necessidades do paciente”, complementa Luana.

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos conservadores para evitar cirurgias e tratamento da dor crônica.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, terapia por ondas de choques, avaliações de força muscular e do movimento.

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem o título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, oferecendo muita qualidade no serviço.

SERVIÇO:

Salus Ortopedia

Ceilândia Sul
QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203
Telefone: (61) 3371-5937

Asa Norte
Centro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346
Telefone: (61) 3349-1186

Taguatinga Norte
QND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial Norte
Telefone: (61) 3371-5937

Site: https://salusortopedia.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/salusortopedia/
Facebook: https://www.facebook.com/salusortopedia/

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SALUS ORTOPEDIA
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (99308-5704) / Flávio Resende (99216-9188)
Tel.: (61) 3340-4448
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter/ FB/ IG: @ProativaC

(61) 3340-4448 Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br