Notícias

Grupo Aconchego promove palestra sobre mitos e preconceitos acerca da adoção

O evento é gratuito e aberta ao público. Duas atividades ocorrerão em paralelo: o Grupo Laços, sobre adoção de irmãos por uma ou mais famílias; e o Encontro Kids, sobre convivência





Brasília, 11 de abril de 2018 – Além da expectativa e da ansiedade em torno da chegada de um filho, mitos e preconceitos também fazem parte da maternidade e da paternidade, principalmente quando estas ocorrem via processo de adoção. No entanto, é necessário desconstrui-los para que o desenvolvimento social, afetivo e psicológico da criança ocorra da melhor forma possível.

Atuando na área há mais de 20 anos, o Grupo Aconchego promoverá palestra, no próximo sábado (14), para falar sobre o assunto. A palestra “Ressignificando a adoção: mitos, preconceitos e adoções necessárias” ocorrerá das 17h às 19h, no auditório do Colégio Leonardo da Vinci (703 Sul) e será ministrada por Ana Carla Domingues, psicóloga e coordenadora do programa “Encontros sobre Adoção” da instituição.

Entre os principais mitos, um dos mais recorrentes é afirma que a criança adotada é como se fosse um “filho do coração”. Segundo especialistas, os efeitos dessa visão são complexos. “Sabemos que o coração é o espaço do afeto e do amor. Mas essa expressão se torna incompreensível se usada no diálogo com uma criança, uma vez que o coração não gera um bebê, e usar esse discurso a torna diferente dos demais humanos”, explica Ana Carla.

Outro mito é o medo da herança genética, que costuma associar à origem da criança ou ao sangue dos seus genitores, os comportamentos desobedientes e demais dificuldades que ela venha a ter durante seu crescimento. De acordo com a psicóloga, a criança pode herdar predisposições temperamentais, mas valores não, eles são adquiridos, aprendidos e compartilhados. “É preciso bom senso e conhecimento ao avaliar a problemática de uma criança, para não atribuir as dificuldades observadas exclusivamente à questão da adoção”, enfatiza a coordenadora do Grupo Aconchego.

“Estes são apenas alguns dentre os muitos mitos e preconceitos em torno da paternidade e maternidade via adoção. Por isso organizamos os Encontros, para que as pessoas conheçam e esclareçam suas dúvidas, antes de fazer essa escolha”, pondera Ana Carla.

A palestra do “Encontros sobre Adoção” é gratuita e aberta ao público. Além desta, duas atividades ocorrerão em paralelo: o Grupo Laços, sobre adoção de irmãos por uma ou mais famílias; e o Encontro Kids, sobre convivência. Este é destinado a crianças e adolescentes que acompanham seus pais ao evento. Aquele, aos habilitados e inscritos no Cadastro Nacional da Adoção, e às famílias que adotaram crianças até dois anos de idade

Sobre o Grupo Aconchego O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

 

SERVIÇO:
Encontros sobre Adoção + Encontro Kids + Laços
Data: 14/04/2018
Horário: Das 17h às 19h
Onde: Auditório do Colégio Leonardo da Vinci (703 Sul).
Entrada: Aberto ao público (inscrições no local)

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Dayanne Holanda (61 98114-6886)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram: @ProativaC

 

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br