Notícias

Já programou seu check up para este início do ano?

Previna-se. Entre no novo ano saudável e de bem com o seu corpo



Brasília, 05 de janeiro de 2018 – Passadas as festas de fim de ano é hora de resgatar os hábitos saudáveis, manter a saúde em dia e realizar os exames de rotina. A recomendação é que homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, façam, anualmente, um check up, que nada mais é do que uma bateria de exames solicitada por médicos especializados, que dá um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do organismo.

Em alguns casos, a periodicidade anual pode e deve ser menor, como, por exemplo, em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado e diabetes, evitando que essas patologias se agravem. O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva, que corresponde à união de dados da história clínica e exames, vinculados a uma análise do histórico pessoal do paciente, com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial.

Para o Dr. Renato Barra, do Imeb, para a realização do check-up, recomenda-se uma consulta com os médicos das especialidades “Clínica Geral”, “Cardiologia”, “Ginecologia”, no caso das mulheres, e “Urologia”, no caso dos homens.

Entre os exames requisitados pelos médicos em um check up estão, além dos exames laboratoriais (de sangue), os exames de diagnóstico por imagem: a Ultrassonografia de abdome total, Ultrassonografia das mamas, Ultrassonografia transvaginal, Ultrassonografia da próstata, Papanicolau, Mamografia, Eletrocardiograma, Teste Ergométrico e Cintilografia de Perfusão Miocárdica.

Segundo o Dr. Renato Barra, o diagnóstico precoce é fundamental para elevarmos os índices de cura das doenças. A revisão de saúde sistemática e individualizada, onde o paciente transmite ao seu médico os diferentes sinais, sintomas e queixas e então o médico indica os exames específicos de acordo com as características individuais de cada pessoa (fator de risco, histórico precoce de doenças, histórico familiar) é uma forma de buscarmos o diagnóstico exato e assim melhorarmos a qualidade de vida e otimizarmos a chance de cura e também buscando o alívio dos sintomas das doenças.

“Sugere-se uma vez ao ano procurar o médico para check-up, principalmente os pacientes com fatores de risco, como obesidade, fumantes, sedentários, diabéticos e com colesterol elevado”, afirma o médico.

Um check-up médico não possui um padrão pré-determinado de exames que devem ser realizados. Os exames contemplados no check-up médico podem variar conforme a necessidade do paciente, seu estilo de vida, funções desempenhadas e a intensidade da observação da sua saúde. Um check-up médico mais individualizado considera o perfil e “grupo” onde o paciente está incluído. As avaliações consideram a idade, o sexo, as características físicas e a sua rotina.

“Além destes exames, existem procedimentos rotineiros dedicados ao homem e a mulher. Um check-up médico envolve ainda a análise clínica do paciente, com uma entrevista, análise do histórico médico e avaliação da sua saúde de forma geral”, pontua o médico.

Dicas para um bom check-up:

– Realize periodicamente seu check-up;

– Traga seus exames anteriores para serem avaliados. Mulheres deverão trazer mamografias e ultrassonografias de mamas anteriores;

– Informe sempre para o médico do check-up o nome e contato de seu médico;

– Avise seu médico que fará check-up. Ele poderá agregar informações e orientações para sua avaliação de acordo com seu histórico;

– Siga as orientações sugeridas no check-up. Caso não tenha um médico, eleja aquele que será de sua confiança para segui-las. De nada adianta realizar uma avaliação e não cumprir metas estabelecidas. Afinal, seu objetivo com o check-up é melhorar a sua saúde.

 

Sobre o IMEB – O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) é uma das principais clínicas de Medicina Nuclear e Radiologia do Centro-Oeste e atua com excelência na área de diagnóstico por imagem. São dez unidades situadas em regiões estratégicas e de fácil acesso no Distrito Federal. Há 28 anos o Instituto é referência em qualidade no atendimento, certificado pela Norma ISO 9001:2008 e acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que visam satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos.

 

SERVIÇO:
Unidades do IMEB no DF:

Asa Norte:
Edifício Dr. Crispim
Edifício Primo Crosara
Centro Clínico Norte II

 Asa Sul:
Centro Clínico Sul:
– Torre 1
– Torre 2
– CT CCS

Advance Centro Clínico
Vitrium Centro Médico

Taguatinga:
Hospital Anchieta
Hospital Santa Marta

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – IMEB
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Dayanne Holanda (61 98114-6886)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: coordenacao@proativacomunicacao.com.br
Twitter: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br