Notícias

Maioria do mercado de seguridade é composto por mulheres

Buscando dar voz às executivas da área, a Editora Leader lançará o livro “Mulheres no Seguro” no dia 25 de novembro



Brasília, 16 de novembro de 2020 – De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as mulheres registraram 65,6% da perda líquida de vagas de trabalho durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Além disso, entre julho e agosto, quando houve o início da retomada das atividades econômicas no país, foram contratados 258.583 trabalhadores com carteira assinada. Deste valor, apenas 84.208 eram do gênero feminino.

A desigualdade no mercado de trabalho ainda é grande, mas alguns setores buscam reverter a situação, como é o caso da área de seguridade. “Mesmo num mercado com tradição masculina, como é o do seguro, somos 55% da força de trabalho”, informa Regina Lacerda, CEO da Rainha Seguros, especialista em seguros patrimoniais e coordenadora do grupo Executivas do Mercado de Seguros de Brasília.

Apesar do número positivo, ainda há muito pelo que batalhar. Consciente da importância dessa discussão, a Editora Leader, localizada em São Paulo, trouxe a Série Mulheres, criada em 2018, para dar voz às empreendedoras de diferentes profissões. Com três obras já publicadas, a empresa se prepara para lançar “Mulheres no Seguro”, no dia 25 de novembro, onde Regina participa como coordenadora do projeto.

Com 30 depoimentos femininos, apresentando o perfil de executivas que atuam neste setor, nas principais cidades brasileiras, o livro promove amplo debate sobre a equidade de gênero.

“O livro tem depoimentos fortes e marcantes. De forma geral, ele conta como foi chegar a altos cargos de direção. Além disso, não traz apenas a carreira das profissionais, mas também apresenta aspectos importantes da vida pessoal, onde há barreiras, discriminação e uma luta, inclusive, pela sobrevivência. Os leitores vão se emocionar, chorar, rir, se divertir e se surpreender. O livro vai inspirar”, conta Regina.

Além disso, para a coordenadora, os capítulos trazem dicas preciosas que são compartilhadas pelas coautoras. As histórias, segundo Regina, relatam temas do cotidiano de todas as mulheres: pobreza, separação, abuso sexual, depressão alcoolismo, inseminação artificial, religião, desrespeito, humilhação, rejeição, trabalho e, acima de tudo, coragem.

Confira cinco mensagens presentes no livro “Mulheres no Seguro” que a profissional destacou:

1.    Evite rótulos. “Não aceite ou assuma para si a estatística de ‘minoria’ em nenhum campo da vida. Nada acontece com facilidade”.2.    Saiba acolher experiências com generosidade. Para Regina, é necessário entender que certas vivências e emoções são únicas e, com isso, sempre estarão produzindo efeito no ser humano. “Só quem tem passado possui futuro”.

3.    Adapte-se. Aceitar mudanças, ter flexibilidade e saber quando avançar ou recuar são pontos que precisam ser destacados. Além disso, ser firme, sem perder a ternura; possuir tenacidade; e agir com velocidade entram nesse meio como aspectos importantes.

4.    Sonhe com um mundo melhor! “O universo conspira para os bons. Não acredito na sorte; mas sim nas boas vibrações”.

5.    Nem sempre será fácil. Outro aspecto importante que o livro traz é a forma que as mulheres encaram a vida, independente da situação, dos desafios ou opiniões contrárias. “Se você trabalhar com determinação, as coisas vão acontecer. É preciso convencer a si mesma de que você é capaz. Seja, antes de tudo, fiel aos seus propósitos e princípios”, complementa.

Como surgiu a ideia do livro “Mulheres no Seguro”

 Andréia Roma, CEO da Editora Leader, coordenadora geral da Série Mulheres e da obra “Mulheres no Seguro”, busca fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho. Segundo a empresária, o seu intuito é trazer relatos de grandes executivas que transformaram desafios em aprendizados e oportunidades.

“As mulheres estão ocupando os mais destacados ambientes sociais e profissionais. Isso enche o nosso coração de alegria. Quando há restrições femininas para ocupar cargos e outros espaços, o mundo perde oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Nosso projeto busca mostrar, justamente, como a presença da mulher é importante em diferentes aspectos”, conta.

Para a criação de “Mulheres no Seguro”, Andréia convidou Regina para integrar o projeto e auxiliá-la no levantamento dos nomes das coautoras que atuam, nos dias de hoje, na área de seguridade. Instituições e sindicatos voltados ao segmento foram acionados para dar suporte na criação. Além disso, a obra contou com uma inspeção minuciosa para trazer as profissionais selecionadas. A parte teórica geral levou cerca de um ano para ser concluída.

“Muitas mulheres não quiseram contar as suas histórias por acharem não ser relevante e algumas outras não tiveram disposição. Persistimos. Oferecemos oportunidade para cerca de 200 mulheres. Tivemos 170 retornos negativos e 30 positivos. Com isso, fizemos um roteiro com perguntas para nortear a escrita do capítulo e aqui estamos, perto do lançamento de mais uma incrível obra da Editora Leader”, explica Regina.

Profissionais que integram “Mulheres no Seguro”

Regina Lacerda, Alessandra Monteiro, Andrea Mathias, Camila Davoglio, Carolina Vieira, Daniela Paschoal, Ellen Oliveira, Enir Junker, Eva Vazquez, Fabiana Resende, Francesca Bianco, Gisele Christo, Graziella Castilho, Guadalupe Nascimento, Isabel Alves Azevedo, Izabel Barbosa, Liliana Caldeira, Linda Bessa, Margo Black, Patrícia Campos, Paula Lopes, Rosana Techima, Rossana Costa, Simone Cristina Fávaro, Simone Ramos, Simone Vizani, Solange Guimarães, Stephanie Zalcman, Vanessa Capua e Vanessa Rocha.

SERVIÇO:

Ficha técnica

Título: Mulheres do Seguro
Lançamento: 25 de novembro, organizado pela TV Gestão RH
Editora: Editora Leader
ISBN: 978-65-88368-11-4
Páginas: 360
Formato: 22,8 x 15,4
Preço: R$ 69,90 (preço promocional)
Vendas virtuais: Submarino, Americanas.com, Shoptime, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Amazon
Vendas físicas: Saraiva, Cultura, Travessa, Livraria da Vila, Martins Fontes, Livrarias Curitiba

Site: https://editoraleader.com.br
Facebook: https://facebook.com/editoraleader
Instagram: https://instagram.com/editoraleader

Sobre a Editora Leader – Reconhecida como referência internacional na elaboração de projetos Educacionais, Corporativos e Acadêmicos, a Editora Leader tem como marca registrada a publicação de livros de coautoria que reúnem especialistas de renome ou empreendedores de alta performance. A empresa também conta com publicações de autores únicos e de organizações.

Homenageada pelo pioneirismo no lançamento de vários projetos editoriais pelo Recordes Brasileiros (RankBrasil), pela publicação de livros femininos e outros trabalhos no mundo corporativo, a Leader nasceu com foco em levar conhecimento atualizado e relevante para a formação de jovens ou de profissionais já atuantes no mercado.

Ao longo desses anos, adquiriu experiência com mais de 200 obras publicadas. Tornou-se a única editora comportamental voltada ao desenvolvimento humano no Brasil, pois suas obras tem o propósito de ensinar através de livros.

Andréia Roma, fundadora e CEO da editora, busca apoiar novos escritores brasileiros, sem distinção, a publicar os seus livros. A profissional procura, com a Leader, publicar todos os gêneros literários, não se restringindo a uma linha editorial específica.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – EDITORA LEADER
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (99308-5704) / Flávio Resende (99216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter/ FB/ IG: @ProativaC

(61) 3340-4448 Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br