Notícias

Nitrato de cério é um dos produtos mais utilizados para o tratamento de feridas

O medicamento é capaz de cicatrizar lesões ulceradas crônicas, queimaduras e até mesmo úlceras de estase venosas



Brasília, 31 de dezembro de 2018 – A falta de informação é uma das principais responsáveis pelo agravamento de feridas. Quando não há o tratamento adequado, os ferimentos podem ser a entrada para bactérias, ocasionando, assim, a agravação do quadro clínico e dificultando a recuperação do paciente. Para auxiliar os que sofrem desses problemas cutâneos, o nitrato de cério surge como uma opção para cura dessas lesões. Hoje em dia, é um componente muito utilizado pela medicina.

“O nitrato de cério tem ação cicatrizante e é indicado para o tratamento de infecções de feridas. Ele age impedindo a invasão ou a multiplicação de microrganismos nos ferimentos. Ele também tem sido muito utilizado no tratamento de queimaduras e úlceras de perna”, esclarece Tereza Giannini, enfermeira do Cenfe, centro especializado em tratamento de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas, localizado no Distrito Federal.

Entretanto, o uso do medicamento possui algumas restrições. Pessoas alérgicas à sulfa – grupo de antibióticos sintéticos -, grávidas que estão nos três últimos meses de gestação, crianças prematuras, recém-nascidos até dois meses de vida e até mesmo mulheres que estão em período de amamentação, são, por exemplo, grupos que devem evitar o uso do nitrato. Nesse caso, é importante checar com um médico de confiança qual o tratamento adequado para que seja possível a cicatrização do ferimento.

A forma de pomada é a mais conhecida e, na hora de utilizá-la, o usuário deve estar atento a alguns cuidados. “O remédio deve ser aplicado com uma camada fina em cima da lesão uma vez ao dia. Depois desse procedimento, é importante cobri-la com uma gaze seca”, aconselha Giannini. A profissional ainda ressalta que o medicamento não deve entrar em contato com os olhos e que, além disso, é fundamental realizar o processo de higienização com antecedência.

A popularidade do nitrato de cério foi capaz de inovar o ramo científico. O produto trouxe um suporte extra para aprimorar técnicas na área e, atualmente, o elemento já está sendo associado em alguns outros métodos de tratamento.

Benefícios e precauções –  O produto auxilia na cicatrização de feridas de uma forma rápida. “Por proporcionar uma área livre de bactérias, o nitrato de cério produz efeito anti-inflamatório e equilibra a cicatrização dentro do mais normal possível. Existem estudos que comprovam diminuição do tempo de hospitalização”, Giannini informa.

Com a limpeza correta, o nitrato cria uma camada que pode ser associada a um curativo natural. Graças ao medicamento, diversos pacientes possuem uma qualidade de vida melhor.

O uso prolongado do medicamento deve ser acompanhado por um médico. Este solicitará exames de laboratório para avaliar o processo de cura do ferimento em questão.

É importante que haja uma avaliação do paciente acerca dos efeitos do produto. Apesar de não serem comuns, utilizá-lo continuamente ocasionou algumas reações alérgicas como: descoloração da pele; sensibilidade a luz solar; diminuição dos glóbulos brancos no sangue e presença de nódulos na pele.

Para acelerar a recuperação, é importante que o paciente tenha a consciência de que deve realizar um acompanhamento com profissionais da área. Além disso, é imprescindível pegar as devidas orientações sobre a maneira adequada de cuidar do local em que se localiza a ferida.

Sobre o Cenfe – O Cenfe é o primeiro centro de tratamento de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas, com regime tanto ambulatorial quanto domiciliar. O serviço é oferecido por uma equipe qualificada e multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. O corpo clínico tem como responsável técnico o Dr. Igor Nunes e Souza, que é cirurgião geral e vascular, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

O Cenfe dispõe, ainda, de HomeCare, que compreende os serviços de Internação Domiciliar e Atendimento Domiciliar, coordenados pela Unidade Assistencial HomeLar. Este tipo de Internação Domiciliar oferece atendimento a pacientes com quadro clínico estável, que não necessitam de toda estrutura hospitalar, podendo os cuidados serem realizados em casa. Já o atendimento domiciliar contempla a assistência em diferentes complexidades. Outros serviços oferecidos pelo Cenfe são: curativo por pressão negativa, cateter central de inserção periférica (PICC), acesso venoso central guiado por ultrassom, exame diagnóstico em casa para avaliação de TVP (trombose venosa profunda).

SERVIÇO:
Cenfe
(61) 3036-6594

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CENFE
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61 989308-5704) / Flávio Resende (61) 99216-9188
Tel: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/ Instagram/Twitter: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br