Notícias

Novidades para a Perícia Criminal são apresentadas em Congresso

Na tarde de ontem, especialistas demonstraram técnicas aliadas à tecnologia para identificação de documentos falsos. A outra novidade ficou por conta da MicroSystemation que trouxe o Kiosk para o mercado latino-americano



Magnus Anseklev apresenta o Kiosk / Foto: Miguel Ribeiro

Magnus Anseklev apresenta o Kiosk / Foto: Miguel Ribeiro

Brasília, 18 de setembro de 2013 – Especialistas do Instituto de Criminalística do Distrito Federal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da empresa italiana Forinst apresentaram palestras sobre identificação de documentos falsos, nesta terça-feira (17), durante a programação do XXII Congresso Nacional de Criminalística (XXII CNC). O evento acontece até 19 de setembro, no centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A Documentoscopia consiste na verificação da autenticidade e determinação de autoria de documentos. O especialista italiano Francesco Dellavalle abordou métodos de interpretar a superposição de elementos gráficos em assinaturas. Com o auxílio do microscópio, é possível determinar, a partir do relevo e de marcas deixadas no papel, o tipo de caneta utilizada, por exemplo.

Local de crime, balística, engenharia legal e meio ambiente também fizeram parte da programação. A autonomia da perícia foi debatida em mesa redonda, com a participação do deputado federal Efraim Filho, a diretora do Departamento de Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Isabel Figueiredo e o perito criminal Humberto Pontes.

Crimes Virtuais
Uma nova ferramenta para a investigação dos crimes cibernéticos foi apresentada durante o Congresso – a MicroSystemation traz o Kiosk para o mercado latino-americano. O equipamento é uma estação de trabalho que pode ser utilizada nas delegacias e segue a linha de produtos da empresa, que oferece soluções para a recuperação de dados em tablets e celulares.
O Kiosk pode trabalhar em rede e suporta diversas marcas. “É um hardware dedicado com a possibilidade de customização. O software é intuitivo para facilitar o uso”, explica Magnus Anseklev, executivo da MicroSystemation. É possível fazer a leitura do aparelho via conexão USB, Bluetooth, através do próprio cartão de memória ou o chip do telefone, por exemplo.

Procedimentos padrão
O livro “Locais de Crimes: dos vestígios à dinâmica criminosa” foi lançado na tarde desta terça-feira (17), no XXII Congresso Nacional de Criminalística. O evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A obra foi organizada por Jesus Antonio Velho, Karina Alves Costa e Clayton Damasceno. Os três peritos convidaram mais 19 especialistas para colaborar com a publicação.

“O projeto nasceu da necessidade de se criar uma obra que passasse todos os procedimentos para os locais de crime, desde o primeiro policial que chega ao local, para que ele faça a coleta dos vestígios e tudo que vá resultar no laudo pericial”, explicou Jesus Velho, um dos organizadores do livro e professor de Ciências Forenses da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

O tema do livro é um reforço do debate proposto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) na noite de abertura do congresso. A Senasp, depois de fazer o diagnóstico da perícia, propôs o Procedimento Operacional Padrão (POP), para que todos os especialistas possam seguir a mesma metodologia de trabalho.

Tecnologia
Novas tecnologias aplicadas à criminalística são o destaque, nesta quarta-feira (18), da programação do XXII Congresso Nacional de Criminalística (XXII CNC). Especialistas da Agilent e da Sistemas Papilon vão apresentar, na tarde de hoje, soluções desenvolvidas pelas empresas para amparar investigações das perícias.

Patrocinadores
O XXII CNC é uma realização da ABPC, em parceria com a Associação Brasileira de Criminalística, e conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Polícia Civil do Distrito Federal, Câmara Legislativa do DF, Universidade de Brasília e Federal Bureau of Investigation. O evento também é patrocinado por: Agilent, Cellebrite, MicroSystemation, Regula Forensics, Life Technologies, Renishaw, Berkana, Bruker do Brasil, ChemImage, CK, IntegenX, ThermoScientific, Lodox, dpUNION, Santiago & Cintra, GE Healthcare, GURTEQ.

Histórico
É a terceira vez que Brasília sedia o congresso. O último foi realizado em Gramado (RS), em outubro de 2011, com o tema central “A Perícia Criminal à Luz dos Direitos Humanos”. O primeiro evento foi realizado em 1947, em São Paulo, com o nome de Congresso Nacional de Polícia Técnica e a segunda edição aconteceu em 1966, agora como Congresso Nacional de Criminalística. Desde sua terceira edição, promovida em Porto Alegre (RS), em 1975, o congresso ganhou periodicidade e passou a ser realizado a cada dois anos.

Sobre a ABPC – A Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC) é a entidade de classe dos Peritos Criminais da Polícia Civil do Distrito Federal. Entre seus principais objetivos está a promoção de condições para o desenvolvimento científico, cultural e social de seus associados e o desenvolvimento da criminalística no Distrito Federal e no Brasil. A ABPC tem ainda como meta oferecer à sociedade um trabalho de excelência produzido pelos Peritos Criminais. Para isso, a entidade procura dar condições a seus associados de atualização, pesquisa e apoio técnico, assim como integração e intercâmbio com instituições acadêmicas e de pesquisa.

SERVIÇO:
XXII Congresso Nacional de Criminalística
Quando: de 14 a 19 de setembro de 2013
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ala Sul, 1º andar.
Brasília-DF.
Inscrições e outras informações: http://www.criminalistica2013.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – ABPC
Proativa Comunicação
Contatos: Larissa Leite (61 9821-5423) / Kadydja Albuquerque (61 8277-8382) / Nayara Machado (61 8216-0982)/ Flávio Resende (61 9216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058
E-mail: atendimento4@proativacomunicacao.com.br
Twitter: @ProativaC

 

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br