Notícias

Pensamento Computacional: conheça a disciplina que pode ser incluída na grade curricular das escolas

Aulas voltadas à temática buscam oferecer suportes para que os estudantes possam solucionar problemas de forma eficaz e tecnológica



Brasília, 9 de junho de 2021 – A sociedade passa por constantes mudanças e, para que as instituições de ensino possam acompanhar as tendências que surgem, é necessário estar atento ao que tem sido requerido pelo mercado de trabalho atualmente. Além de formar cidadãos, as escolas buscam estimular o profissionalismo dos seus estudantes para que, futuramente, eles possam se destacar na área em que optarem seguir.

Levando em consideração este fator, o Pensamento Computacional surgiu como uma nova disciplina para ser incluída na grade curricular das redes de ensino. Entretanto, o assunto ainda causa estranhamento entre pais e alunos que não conhecem a metodologia. De modo geral, pode-se definir a matéria como um suporte para solucionar problemas de forma eficaz usando a tecnologia como aliada.

“A disciplina tem duas vertentes. A primeira delas, mais ligada ao conceito, é voltada à utilização de métodos computacionais na resolução de problemas diversos. Não somente através de softwares, robótica, programação, mas também no uso das ferramentas de abstração, algoritmos, decomposição e reconhecimento de padrões”, explica Paulo Oliveira, professor de Pensamento Computacional do Colégio Seriös, em Brasília.

Ele também explica que a segunda vertente está relacionada às constantes mudanças em que o mundo se encontra. De acordo com o profissional, os sistemas computacionais invadiram outras áreas do conhecimento, além da vida privada das pessoas. Isso porque, basicamente, a tecnologia faz parte, cada vez mais, da vida de todas as pessoas.

“Diante disso, é de fundamental importância que os alunos tenham uma vivência sadia, responsável, útil e eficiente dentro da tecnologia e de suas ferramentas”, informa. Para auxiliá-los nesse processo, a instituição aposta em aulas semanais, de quarenta e cinco a noventa minutos, exclusivamente para trabalhar aspectos relacionados à disciplina. Na aula, é explorado o conceito de Pensamento Computacional a partir do uso de ferramentas tecnológicas.

Além disso, a utilização de computadores, robôs e softwares pode ser dispensável, o que torna as discussões mais intimistas e fáceis de compreender. Os conceitos, na verdade, são abstraídos para o mundo real, o que aproxima os estudantes ao tema trabalhado. Entretanto, a tecnologia não é deixada de lado. Quando necessário, o professor faz uso de ferramentas digitais com intuito de unir a parte teórica com a prática.

“Tais métodos eram anteriormente conhecidos por fazer parte apenas do mundo computacional. Atualmente, a extrapolação do uso dessas ferramentas para a vida off-line deu origem e nome a esta disciplina. É possível mostrar, de várias maneiras, como algoritmos ou abstrações podem ajudar na resolução de problemas matemáticos, físicos, químicos”, exemplifica Paulo.

Para o professor, percebe-se também que a decomposição auxilia no entendimento de conteúdos históricos ou geográficos. Ademais, o reconhecimento de padrões é fundamental em análises, previsões ou estudos de casos.

“Ressalta-se, além disso, que nenhuma disciplina trabalha sozinha. O conjunto de toda a vivência escolar, seja ela intelectual, social ou disciplinar, tem por finalidade a formação integral de uma pessoa”, diz.

SERVIÇO:

Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – COLÉGIO SERIÖS
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61 99308-5704) / Flávio Resende (61 99216-9188)
Tel.: 61 3246-4436
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

(61) 3340-4448 Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br