Notícias

Planejamento Tributário pode ser determinante para o sucesso empresarial

O conhecimento acerca de como funciona as regras sobre tributos potencializa as chances de uma empresa se destacar no mercado. Um bom planejamento pode fazer a diferença



Brasília, 6 de junho de 2019 – No Brasil, a produção de normas em matéria tributária é enorme. Para as empresas, as obrigações acessórias impostas aos contribuintes ganharam destaque para todo e qualquer negócio se manter diante do cenário econômico atual.

Para conseguir conduzir uma corporação, é necessário estar ciente das despesas geradas a partir da sua criação. A falha na gestão implica diretamente no aumento de contas e, consequentemente, em possíveis falências. Para fugir deste problema, é importante conhecer o sistema tributário e as obrigações do empresário acerca deste assunto.

“Dentro do âmbito tributário, o ICMS é, atualmente, o imposto com maior impacto nos negócios diante da diversidade de legislações e formas de apuração deste tributo. Ele tem sido definidor do sucesso ou fracasso de muitos empreendimentos”, explica Jacques Veloso de Melo, sócio fundador do escritório Veloso de Melo e membro do Conselho Superior da Câmara de Tributação e Finanças Públicas, da Fecomércio-DF.

Apesar da sua importância dentro do mercado, alguns gestores não ficam atentos à necessidade de estar a par das questões financeiras das suas empresas, o que impacta negativamente na performance empresarial.

Por conta disso, é imprescindível ter ciência dos custos incidentes sobre o negócio para conseguir abri-lo e, acima de tudo, mantê-lo. Isso se deve principalmente às questões tributárias. Atrelado a esse fator, é necessário estar a par da planilha de custos da firma. Com ela, se torna mais fácil revisitar as despesas extras a fim de viabilizar possíveis reduções.

Planejamento tributário – Algumas empresas recorrem a um auxílio extra quando o assunto é pagamento de contas. É aí que entra o planejamento tributário. A prática nada mais é do que ampliar a visão da gestão de pagamento de tributos de uma empresa, identificando maneiras, dentro da lei, de reduzir o pagamento de impostos.

“O planejamento tributário inclui a análise da formatação do negócio, analisando os custos de aquisição dos insumos e produtos adquiridos pela empresa, bem como a destinação principal destes, ou seja, aonde estão os seus clientes, visando, assim, aliar as estratégias de logísticas aos menores custos tributários possíveis”, complementa o advogado.

Esta medida tem se tornado uma grande aliada dos empresários brasileiros, visto que é essencial uma revisão periódica da apuração dos tributos, pois as constantes mudanças legislativas podem levar a equívocos nesta apuração, gerando pagamentos superiores ao devido.

Independente do recurso legal utilizado pela corporação, é importante destacar que o conhecimento acerca do mundo tributário é um dos maiores fatores para determinar o caminho que a empresa trilhará, sendo eles o fracasso ou  sucesso.

“A falta de conhecimento gera uma arquitetura negocial com custos tributários mais elevados e, consequentemente, com preços mais caros do que a concorrência”, pontua Veloso de Melo.

Sobre a Veloso de Melo Advogados – O escritório de advocacia de Brasília conta com experiência e comprometimento acumulados em mais de 20 anos no atendimento a empresas de diversos setores e localidades do Brasil. O advogado e especialista em Direito Tributário, Jacques Veloso, dá o direcionamento à Veloso de Melo Advogados, que tem foco principal na área tributária e societária.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – VELOSO DE MELO ADVOGADOS
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61) 99308-5704 / Flávio Resende (61) 99216-9188
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br