Notícias

Primeiro centro especializado em tratamento de feridas do DF conta com abordagem interdisciplinar

Método estabelece a conduta mais adequada, com diferentes tipos de profissionais, para realizar um atendimento qualificado para o paciente



Brasília, 7 de agosto de 2019 – O Cenfe, centro especializado em tratamento de feridas, atua no Distrito Federal há oito meses. O espaço foi o primeiro a trabalhar especificamente com o tratamento de pessoas lesionadas por feridas e lesões complexas na capital federal. Atualmente, a clínica atua com um modelo interdisciplinar para dar suporte às necessidades do paciente de uma forma que este receberá todo o auxílio necessário durante o período de atendimento.

“O Cenfe atua de forma plural para estabelecer e implementar a conduta mais apropriada ao paciente, guiado para o tratamento especializado da pessoa portadora de feridas, crônicas ou agudas sob as responsabilidades de áreas técnicas das áreas de médica (Cirurgia Vascular e Geral) e da enfermagem (Dermatologia e Estomaterapia)”, explica Mirian Caires, Coordenadora de Enfermagem do Homelar e enfermeira do Cenfe.

A abordagem interdisciplinar, dentro da área de saúde, visa a interação de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros profissionais, para fortalecer e promover ao paciente um serviço qualificado. “Tratar feridas não é apenas realizar curativos. O curativo é, na verdade, apenas uma conduta de um conceito amplo que envolve a interdisciplinaridade”, complementa Caires.

Para a enfermeira, o modelo interdisciplinar surgiu como um facilitador no que diz respeito à comunicação entre os profissionais envolvidos no momento de oferecer suporte para o paciente. Com o acolhimento dessa ideia nos centros clínicos, o diagnóstico e os protocolos de tratamento são conduzidos de forma singular.

Além da interdisciplinaridade, a tecnologia dentro deste meio é fundamental para a melhora do paciente. Hoje em dia, há um conjunto amplo de aparelhos e produtos direcionados para o mercado da saúde, incluindo no de tratamento de feridas.

“Nossa unidade ambulatorial conta com o suporte necessário para o tratamento e recuperação da pessoa com lesão, dispondo de recursos para diagnósticos, como ultrassom doppler, equipamentos para terapia a laser e tecnologias em coberturas inteligentes, além de recursos terapêuticos como antibioticoterapia e oxigenoterapia. É fundamental apresentar bons equipamentos quando o assunto é a saúde de um paciente”, pontua.

Planos futuros – Desde janeiro deste ano, o Cenfe ministra palestras para os profissionais da área de saúde no que diz respeito ao tratamento de feridas e assunto correlatos. Ao todo, já foram apresentados sete encontros, ocorrendo um por mês, para capacitar enfermeiros, médicos e demais especialistas.

“Manteremos os Ciclos de Workshops com palestras explicativas e também com o programa de prevenção do pé diabético, cujo intuito é prevenir o desenvolvimento de lesões em pacientes diabéticos. Além disso, queremos, para os próximos meses, encontrar novos parceiros em clínicas cirúrgicas plásticas e em hospitais”, complementa.

Tratamentos oferecidos – Curativo por pressão negativa; curativos com o uso de coberturas especiais, cateter central de inserção periférica (PICC) e acesso venoso central, em domicílio, guiado por ultrassom; exame diagnóstico em casa para avaliação de trombose venosa profunda”, avaliação interdisciplinar periódica da nutrição, acompanhamento psicológico, explica o coordenador.

Para tirar dúvidas e/ou agendar horários, basta entrar em contato com o número (61) 3045-6280 ou (61) 98641-9201. A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sobre o Cenfe – O Cenfe é o primeiro centro de tratamento de pessoas lesionadas por feridas crônicas ou agudas, com regime tanto ambulatorial quanto domiciliar. O serviço é oferecido por uma equipe qualificada e multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. O corpo clínico tem como responsável técnico o Dr. Igor Nunes e Souza, que é cirurgião geral e vascular, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e a enfermeira dermatologista Larissa Pignata, responsável técnica da clínica.

O Cenfe conta, ainda, com a parceria da HomeLar, que compreende os serviços de Internação Domiciliar e Atendimento Domiciliar. Este tipo de Internação Domiciliar oferece atendimento a pacientes com quadro clínico estável, que não necessitam de toda estrutura hospitalar, podendo os cuidados serem realizados em casa. Já o atendimento domiciliar contempla a assistência em diferentes complexidades. Outros serviços oferecidos pelo Cenfe são: curativo por pressão negativa, cateter central de inserção periférica (PICC), acesso venoso central guiado por ultrassom, exame diagnóstico em casa para avaliação de TVP (trombose venosa profunda).

SERVIÇO:

Cenfe

(61) 3045-6280

(61) 98641-9201

http://www.cenfewc.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CENFE
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61 99308-5704) / Flávio Resende (61) 99216-9188
Tel: (61) 3242-9058
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/ Instagram/Twitter: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br