Notícias

“Encontros sobre Adoção” abordará perfil das crianças e adolescentes cadastradas para adoção no DF

Promovida pelo Grupo Aconchego, a palestra será ministrada por Niva Maria Vasques Campos, analista judiciária – psicóloga da SEFAM, da Vara da Infância e da Juventude do DF, no dia 17 de fevereiro



Brasília, 9 de fevereiro de 2018 – Números recentes divulgados pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ) mostram que a maioria dos que estão à espera de um lar possui entre 10 e 18 anos incompletos. E quem são as crianças e os adolescentes cadastrados para adoção do Distrito Federal? Este será o tema de mais uma atividade do Programa “Encontros sobre Adoção, promovida pelo Grupo Aconchego, no dia 17 de fevereiro. O evento, aberto ao público, ocorrerá das 17h às 19h, no auditório do Colégio Leonardo da Vinci (903 Sul), com palestra de Niva Campos, técnica da SEFAM, VIJ – DF.

O “Encontros sobre Adoção” tem a proposta de discutir e compartilhar assuntos importantes para a construção de um vínculo de filiação-parentalidade adotiva, como as expectativas e a motivação para adoção, os aspectos legais, a origem da criança e demais abordagens relacionadas. Promove, ainda, reflexão sobre anseios, desejos e medos relacionados à adoção de uma criança ou adolescente.

A temática do próximo evento dialoga com o último levantamento da Vara, uma vez que trará um panorama do perfil das crianças e adolescentes cadastradas nas instituições de acolhimento do Distrito Federal. Nos dias de hoje, raramente são órfãos, mas filhos de mães e pais que, na maioria dos casos, já passaram por situações de abandono ou negligência e que vivem em situação de vulnerabilidade e/ou risco.

Segundo Ana Carla Domingues de Araújo, psicóloga e coordenadora do programa Encontros sobre Adoção, “o Programa Encontro sobre Adoção funciona como um pré-natal no processo de filiação/parentalidade. Nosso papel é auxiliar os pretendentes na reflexão e construção do papel social de pai e mãe, bem como mediar a compreensão do processo de filiação e educação dos filhos.

A gestação por adoção não tem um tempo definido e participar do programa Encontros sobre adoção fortalece os pretendentes na sua decisão, acolhe as dúvidas e reduz a ansiedade.”

Para abordar todas as variáveis, além do grupo aberto, o programa também atua em duas outras frentes, denominadas “Laços” e “Encontros Kids”, com atividades paralelas ao Encontros sobre Adoção. O grupo Laços tem o objetivo de dar continuidade ao trabalho de conscientização e de preparação de candidatos já habilitados e inscritos no Cadastro Nacional da Adoção. É o momento de transformar o tempo de espera em tempo de preparação, e de dar suporte às famílias que se formam por meio da adoção.

Já o Encontros Kids é voltado para crianças e adolescentes que acompanham seus pais ao evento. O objetivo é desenvolver atividades que os auxiliem a entenderem o processo de adoção e o que acontece quando um novo irmão ou irmã chega na família.

As reuniões acontecem sempre no segundo sábado de cada mês (com exceção deste mês de fevereiro, em decorrência do carnaval), com a presença de psicólogos, advogados, assistentes sociais, educadores e estagiárias de tais áreas, com apoio de voluntários. As inscrições são feitas no local do evento. Para saber mais, visite o site do Aconchego e veja a programação completa dos temas do ano.

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

SERVIÇO:

Encontros sobre Adoção
Data: 17/02/2018
Horário: Das 17h às 19h
Onde: Auditório do Colégio Leonardo da Vinci (903 Sul).
Entrada: Aberto ao público

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Dayanne Holanda (61 98114-6886)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br