Brasília, 11 de junho de 2018 – Quer mudar a cara do banheiro, mas não quer passar por grandes reformas? A solução está em investir em decoração de baixo custo. A dica é da arquiteta Elisa Fraga, da GUEL Arquitetos. Segundo ela, existem vários artifícios para repaginar um dos cômodos mais usados da casa.
Uma boa solução para repaginar o ambiente pode ser começar pelas paredes. Mudar a pintura, os espelhos e a iluminação. Colocar adesivos de parede, reformar armários antigos ou sobrepor azulejos novos aos antigos. Ou seja, segundo Elisa, a melhor solução é demolir o mínimo possível e sempre mascarar ou maquiar alguma peça que o cliente puder.
“Às vezes, mantendo uma bancada e pintando um azulejo e um armário, já temos um banheiro com cara de novo e completamente diferente do que era antes. Coisas pequenas e sutis, como troca de puxadores ou uma iluminação mais clara e diferenciada, já trazem novos ares para o banheiro”, explica.
Decoração – A arquiteta afirma que um estilo de decoração que nunca sai de moda é o minimalista sofisticado, com uso de mármores diversos e revestimentos neutros e clássicos. “Entram em cena as cores como branco, preto, cinza e marrom, e talvez até alguma obra de arte para dar um ar mais fino e pessoal. O uso de madeiras nobres como Peroba, Pau-Ferro, Freijó, e Jacarandá também são bastante usadas para marcenarias de banheiros”, ressalta Elisa.
Para reformas sem dor de cabeça, os revestimentos de sobrepor, como o piso sobre piso e azulejo sobre azulejo, tem sido um grande adianto. Estes são novos materiais resistentes que têm sido utilizados, e são colocados com muita rapidez e com baixo custo. Outra opção é o porcelanato líquido, que é um revestimento autonivelante e pode ser aplicado em qualquer sobre diversos tipos de materiais como metal, cerâmica, porcelanato e pedras em geral.
Uma solução rápida, simples e muito mais econômica: o espelho é um ponto-focal natural de qualquer banheiro, e ele pode ser o melhor investimento para o local. De preferência, um modelo com um formato diferente ou com uma moldura que contraste com a cor da parede, com tamanho proporcional ao tamanho da bancada da pia.
Tanto natural, quanto artificial, a iluminação é um fator importante em um banheiro. Ao mesmo tempo, muito fácil de renovar. “Achamos interessante criar banheiros claros e bem iluminados. Sempre trabalhamos com espelhos para dar a sensação de amplitude espacial. Esta combinação de boa iluminação casada com espelho valoriza bastante o espaço”, comenta Elisa.
Fuja do convencional – Existem muitas possibilidades para que isso aconteça, uma delas é a questão da mistura de materiais e da variação de texturas sempre faz com que a decoração fuja do comum. É possível misturar revestimentos em pedras com detalhes em mármore e granito, tons de madeiras, texturas de cimento queimado e ripado com pinturas, por exemplo. “Outra coisa legal que o cliente pode fazer para deixar seu banheiro diferenciado é usar objetos pessoais para decorar, como por exemplo, algo comprado em uma viagem ou algo que tenha um significado para ele. Sempre encorajamos nossos clientes a fazerem isso em qualquer ambiente”, explica a profissional.
Um dos projetos de banheiro que a empresa de Elisa fez foi o banheiro da edição de 2015 do Mostra Casa Design, no Rio de Janeiro. A ideia para o projeto foi a criação de um ambiente que aliava o clássico a uma modernidade atemporal, destinado a abrigar usuários que priorizavam a funcionalidade do espaço. ‘’ O uso de materiais naturais combinados com design contemporâneos permitiu criar uma atmosfera particular cheia de personalidade’’, conta Elisa.
7 dicas para uma decoração com baixo custo
1- Restaurar objetos antigos já existentes em casa;
2- Azulejos: usa-los estrategicamente, mesclando opções mais sofisticadas com as mais básicas. Pinta-los ou adesiva-los também pode ser uma boa solução; 3- Pinturas: investir em pintura fresca (com acabamento acetinado), para pintar, inclusive, todos os acessórios e móveis; 4- Reaproveitamento: tudo que puder ser reaproveitado, especialmente louças, metais e mobiliário antigo, poupará dinheiro; 5- Decoração: as peças de enfeite são uma ótima maneira de modernizar o banheiro sem a dor de cabeça da remoção e instalação de infraestrutura. Um tapete amigável, vasos de flores, suportes de vela ou outras decorações podem adicionar personalidade ao ambiente; 6- Arte: outro elemento que ajuda na repaginada do banheiro é a arte, que pode ser algo com significado afetivo, como quadros, fotografias e esculturas, acomodadas na parede ou em prateleiras; 7- Espelhos: este é sempre o ponto que mais chama atenção e pode ajudar a ampliar o espaço significantemente. Invista, portanto, em diferentes formatos e molduras. |
Sobre a GUEL Arquitetos – Formada pelos arquitetos Elisa Fraga e Guilherme Bussamra, a Guel tem como objetivo desenvolver uma Arquitetura que agrega o design ao conforto e à funcionalidade dos ambientes, sejam eles comerciais ou residenciais, pensando sempre na sustentabilidade e na economia na hora da execução. Criada em 2014, atua no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, tendo em seu portfólio clientes nas mais diversas áreas.
Elisa Fraga é arquiteta e urbanista, formada pela PUC-Rio e pós-Graduada em Arquitetura de Iluminação, pela Universidade Veiga de Almeida. Já Guilherme Bussamra é arquiteto e urbanista, pela Estácio de Sá, e designer de Produto, pela FMU-SP.
SERVIÇO:
Guel Arquitetos
Tel: 61- 98213 3534/ 21- 99976 1070
Site: www.guelarquitetos.com.br
Redes Sociais: https://pt-br.facebook.com/guelarquitetos/
Instagram: @guelarquitetos
ASSESSORIA DE IMPRENSA – GUEL ARQUITETOS
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Letícia Silveira (61 99183-7298)
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram: @ProativaC