Notícias

Tecnologia pode ser aliada para o aprendizado da Língua Portuguesa

As inovações dos meios digitais trazem a possibilidade de desenvolver um aprendizado leve, efetivo e interessante para crianças e adolescentes



Brasília, 3 de novembro de 2020 – Para muitos estrangeiros, o português é considerado uma das línguas mais difíceis do mundo. Hoje em dia, o idioma está presente em nove países diferentes e, com isso, possui mais de 260 milhões de falantes. A informação foi apresentada, em maio deste ano, pela Agência Brasil. Em virtude da sua pluralidade, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data, comemorada na próxima quinta-feira (5), foi escolhida em homenagem ao escritor Ruy Barbosa, polímata brasileiro.

Integrando as grades curriculares das escolas do nosso país, o idioma, transformado em matéria de ensino, encontrou a tecnologia como uma grande aliada para que os estudantes pudessem desenvolver um aprendizado mais leve, efetivo e interessante. Apesar de dividir a opinião de muitos adultos, Waldson Muniz, professor de Português do Colégio Seriös, localizado em Brasília (SGAS 902), explica a importância que estas inovações trouxeram para crianças e adolescentes: “Diferente do que muitos possam achar, a tecnologia, por si mesma, não atrapalha o aprendizado. O mundo teria ficado sem aulas, por conta da pandemia do novo coronavírus, por exemplo, se não fosse pelos meios digitais que temos hoje em dia”, informa.

De acordo com o profissional, a questão é perceber que toda situação de comunicação envolve uma série de elementos que a condicionam. Isso implica dizer que a linguagem, de modo geral, é absolutamente cabível em uma conversa informal por um aplicativo, visto que será diferente do que é empregado em uma sala de aula ou no momento de uma elaboração de redação no vestibular.

“Vamos imaginar que um homem gasta um bom dinheiro na compra do terno mais caro do mundo e, depois, joga fora todas as suas roupas. Como ele irá a um churrasco, no domingo, com os amigos? Ou como poderá ir à praia? Para ter um, não precisa excluir o outro. Com a linguagem é a mesma coisa: é preciso saber adequá-la à circunstância e não empregá-la sempre da mesma forma em todas as situações da vida”, contextualiza.

Para crianças e adolescentes, é necessário construir essa “imagem” de quando a adequação deve ser aplicada e, por isso, precisa ser acompanhada de perto. No âmbito escolar, os professores atuam com afinco para passar essa visão. Já dentro das residências, é preciso do suporte dos pais e responsáveis.

“Uma boa ação para isso é observar o desempenho dos jovens nas provas e testes escolares, no que diz respeito à produção textual. A partir dessa análise, é possível incentivar alguns recursos extras para melhorar o desempenho no momento da produção”, informa.

Muniz aconselha que as famílias trabalhem com momentos de leitura, visto que a prática auxilia na capacidade de argumentação, ampliação do vocabulário, aumento de concentração, pensamento crítico e também do nível cultural. É fundamental, portanto, incentivar a leitura para que a prática se torne natural e constante.

“Indicamos que os primeiros livros falem de aventuras, mundos perdidos, viagens espaciais e outros assuntos que, de modo geral, estimulem a criatividade. Eu mesmo conheço casos de famílias que estabeleceram um acordo: todos tinham de ler um livro por mês e conversar sobre ele ao final desse prazo. Trata-se de uma estratégia fantástica que, para o aprendizado da Língua Portuguesa, é essencial”, complementa.

SERVIÇO:
Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – COLÉGIO SERIÖS
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (61 99308-5704) / Flávio Resende (61 99216-9188)
Tel.: (61) 3340-4448
E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

 

(61) 3340-4448 Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br