Notícias

UNICEPLAC pretende investir mais em atendimentos à comunidade em 2020

O centro universitário visa ampliar as atividades sociais para auxiliar a população e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento profissional dos estudantes da instituição



Brasília, 15 de janeiro de 2020 – Em 2019, o UNICEPLAC, localizado no Gama (DF), investiu em atividades variadas voltadas à comunidade. A ideia de auxiliar o próximo é uma das missões do centro universitário para a formação de profissionais éticos e competentes para o mercado de trabalho.

“Sempre tivemos ações voltadas para a comunidade do Gama e das regiões circuvizinhas. Em 2019, tivemos o destaque das clinicas odontológicas no atendimento às crianças. Nessa área, nossos alunos, vestidos de personagens infantis, se dedicaram a oferecer suporte a esta parcela da população, com o objetivo de minimizar o medo das crianças em relação ao tratamento”, conta Valdir Pucci, pró-reitor Administrativo do Centro Universitário UNICEPLAC.

Pucci ainda pontua que a área de saúde, com os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e também Educação Fisíca, estiveram presentes em atividades promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ou outras entidades do Terceiro Setor, levando saúde às pessoas.

“Pudemos realizar orientações voltadas à saúde. Disponibilizamos, por exemplo, testes de glicemia e aferição de pressão. Já dentro das questões nutritivas, os cidadãos receberam dicas de nutrição corporal, além de terem sido promovidas atividades físicas com os alunos e professores do nosso curso de Educação Física. Essas atividades foram fundamentais para incentivar o autocuidado da população”, complementa o pró-reitor.

O centro universitário, em 2020, visa intensificar o contato com a comunidade, tendo em vista os resultados positivos do ano anterior, tanto na procura pelos serviços, quanto no desenvolvimento – físico e emocional – dos participantes.

Para otimizar os atendimentos neste ano, o UNICEPLAC investirá nos laboratórios do centro. Com a modernização dos equipamentos, os alunos terão maiores insumos para o atendimento populacional. Além disso, a infraestrutura será ampliada para que as atividades práticas se tornem cada vez mais frequentes entre os cursos.

“Quanto maior for o contato dos alunos com a sociedade ao seu redor, mais qualificado eles estarão para enfrentar o mercado de trabalho”, informa.

O pró-reitor ainda adianta que, ao longo dos próximos meses, será ampliado o projeto “empresa-escola”, onde o aluno poderá vivenciar, na prática, o que é aprendido nas salas de aula, com a supervisão de professores. O curso de Ciências Contáveis contará, por exemplo, com o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), onde os alunos orientarão a comunidade nas questões fiscais, como o Imposto de Renda (IR). Atualmente, já é oferecido serviço jurídico às pessoas que não têm condições de pagar, através dos Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs), com atendimento dos estudantes de Direito do UNICEPLAC.

Inovações de 2019 – No ano passado, o centro universitário foi responsável por iniciar a implementação de cursos 100% à distância (EAD). O UNICEPLAC, que já disponibilizava disciplinas em EAD nos cursos presenciais, agora contará com um novo período de expansão e inovação tecnológica.

Além disso, a instituição passou por um processo de modernização nas clínicas odontológicas, onde o processo de radiologia foi digitalizado, o que permite a utilização de equipamentos de última geração para a aprendizagem dos estudantes.

“Outra inovação que aplicamos para 2020 foi a adoção dos simuladores animais no curso de Medicina Veterinária. Estes simuladores de cães e gatos possibilitam que alunos aprendam vários procedimentos incisivos para estarem preparados para a prática veterinária. O ponto de destaque foi a realização de operações delicadas em animais no nosso Centro Cirúrgico com a participação de alunos”, complementa Pucci.

Cursos de destaque – Atualmente, no UNICEPLAC, o curso de Medicina apresenta o maior número de alunos matriculados, de acordo com a própria instituição. Nos últimos meses, entretanto, o centro universitário notou um aumento na procura – e na matrícula – do curso de Medicina Veterinária, sendo este o curso que mais cresceu, em número de alunos, em 2019.

“O total de alunos em Veterinária ultrapassa a casa dos 600 e nós esperamos que, para 2020, consigamos ultrapassar 700 estudantes na nossa instituição. A média de matriculas é de mais de 100 alunos por ano, destacando que também é o curso com maior procura no vestibular do UNICEPLAC. É incrível acompanhar esse crescimento”, pontua.

Sobre o UNICEPLAC – Fundado há mais de três décadas por Apparecido dos Santos, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac tem seu perfil caracterizado pela perseverança em proporcionar educação com altos padrões de qualidade, o que já lhe garantiu nota máxima no MEC. O Centro possui 27 cursos de graduação, sendo estes: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Letras-Português, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Pedagogia, Radiologia, Sistemas de Informação e Relações Internacionais.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – UNICEPLAC

Proativa Comunicação

Contatos: Gabriella Collodetti (61 99308-5704) / Flávio Resende (61 99216-9188)

Tel.: (61) 3242-9058

E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br

Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

(61) 3242-9058 SIG Quadra 1 Lotes 495, 505, 515, Ed. Barão do Rio Branco, Salas 209/210, CEP: 70610-410 Brasília – DF
proativa@proativacomunicacao.com.br
Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br