Notícias

Viagem de carro pode gerar problemas na coluna

Ortopedista explica que pegar a estrada por um longo período tende a sobrecarregar os discos intervertebrais



Brasília, 7 de janeiro de 2021  Depois de um longo ano de trabalho, os meses de dezembro e janeiro são desejados por grande parte da população brasileira. Esse período, normalmente, está atrelado às férias de fim de ano, que, por sua vez, costumam ser o sinônimo para a realização de viagens. Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas podem optar por trajetos mais próximos às cidades em que residem e, com isso, os carros entram em cena para auxiliar na locomoção.

Apesar de ser mais prático, pegar a estrada pode não ser tão agradável para os viajantes, visto que longas horas atrás do volante – ou no banco do passageiro – tendem a incomodar diferentes regiões do corpo.

“Passar longos períodos na mesma posição pode gerar problemas para a coluna. Isso vale para pequenos desconfortos e até mesmo para o surgimento de lesões mais graves. Essa postura, onde a pessoa está sentada, sobrecarrega os discos intervertebrais. Na maioria dos casos, a lombar é a região que mais sofre nessa época”, explica Márcio Silveira, médico ortopedista da clínica Salus Ortopedia, em Brasília.

De acordo com o ortopedista, para evitar o problema é fundamental buscar um apoio para manter a lordose lombar, isto é, a curvatura natural projetada para trás. Além disso, Silveira também recomenda que os viajantes façam paradas frequentes, de duas em duas horas, para que seja viável a realização de alongamentos.

“Outra forma de minimizar os impactos da viagem é posicionar adequadamente o banco para quem estiver no carro”, comenta.

Após o período de estrada, o ideal é que o motorista e o restante dos passageiros invistam em oito horas de descanso. Dessa forma, os membros do corpo poderão reestabelecer a mobilidade gradativamente, sem que haja prejuízos a longo prazo.

Erros comuns

“Quando falamos da saúde e do bem-estar em uma viagem de carro, devemos analisar se as pessoas estão seguindo as orientações ortopédicas para o momento. Os maiores erros do motorista, por exemplo, são na hora de ajustar o banco. Colocá-lo muito próximo ao volante, deixando os joelhos flexionados, é comum e gera dores na coluna. A ausência de um apoio para a lombar também costuma ser um grande problema para o corpo. É preciso estar por dentro dessas considerações”, aconselha o ortopedista.

Para que a ocasião seja aproveitada de forma relaxante, Silveira informa cinco dicas para serem adotadas pelos viajantes. Confira:

– Ajuste o assento no ângulo correto, entre 100 e 110 graus;- Aposte nos suportes para a lombar;

– Não faça muito esforço com o punho. O movimento deve ser natural e suave;

– Faça pausas regulares durante a viagem;

– Invista nos alongamentos antes e depois da viagem. Durante o trajeto, entre os momentos de descanso, também é aconselhado movimentar a musculatura.

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos conservadores para evitar cirurgias e tratamento da dor crônica.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, terapia por ondas de choques, avaliações de força muscular e do movimento.

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem o título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, oferecendo muita qualidade no serviço.

SERVIÇO:

Salus Ortopedia

Ceilândia Sul
QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203
Telefone: (61) 3371-5937

Asa Norte
Centro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346
Telefone: (61) 3349-1186

Taguatinga Norte
QND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial Norte
Telefone: (61) 3371-5937

Site: https://salusortopedia.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/salusortopedia/
Facebook: https://www.facebook.com/salusortopedia/

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SALUS ORTOPEDIA
Proativa Comunicação
Contatos: Gabriella Collodetti (99308-5704) / Flávio Resende (99216-9188)
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br
Twitter/ FB/ IG: @ProativaC

 

(61) 3340-4448 Copyright 2013 · Todos os direitos reservados · www.proativacomunicacao.com.br