Notícias

Alimentação ajuda a regular os hormônios e fortalece a saúde da mulher

Chocolate oatmeal or oat porridge with chocolate on top served in small bowl (Selective Focus, Focus in the middle of the porridge)

Nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica como adaptar a dieta em cada fase do ciclo para mais equilíbrio e bem-estar 

O corpo da mulher é regido por um sistema complexo de hormônios que se alternam ao longo do ciclo menstrual. Essas variações impactam diretamente o humor, a disposição, o apetite, a fertilidade e até o sono. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que a alimentação pode ser uma forte aliada na regulação hormonal e na promoção da saúde da mulher em todas as fases da vida. “Ao compreender o funcionamento do ciclo hormonal, conseguimos ajustar a alimentação de forma estratégica para amenizar sintomas como cólicas, irritabilidade, fadiga e até a temida TPM.”

Na fase menstrual (dias 1 a 5), a queda dos hormônios estrogênio e progesterona pode provocar cansaço, cólicas e perda de ferro. “Nessa etapa, o ideal é investir em alimentos ricos em ferro como carne vermelha magra, espinafre e lentilha, sempre acompanhados de fontes de vitamina C, como laranja ou acerola, para melhorar a absorção. Magnésio e alimentos anti-inflamatórios também ajudam muito a aliviar os sintomas”, orienta Thamires.

Na fase folicular (dias 6 a 14), com a subida gradual do estrogênio, há melhora na disposição e no humor. A nutricionista sugere incluir vegetais crucíferos (como brócolis e couve), proteínas magras, grãos integrais e sementes de linhaça, que contribuem para a metabolização adequada do estrogênio. “Essa é uma ótima fase para estimular o organismo com alimentos energéticos e antioxidantes”.

Durante a fase ovulatória (dias 14 a 17), o corpo entra em seu pico de fertilidade, com mais libido e energia. “É um bom momento para focar em alimentos ricos em zinco, vitamina E e antioxidantes, que apóiam a ovulação e protegem os óvulos”, destaca Thamires.

Na fase lútea (dias 18 a 28), quando o corpo se prepara para uma possível gestação, a produção de progesterona aumenta e se estiver em baixa, os sintomas da TPM se intensificam. “Aqui o foco deve estar em alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e triptofano, como banana, aveia, cacau e ovos, que auxiliam no equilíbrio do humor e no controle da ansiedade”.

Para mulheres no climatério, fase de transição em que a queda hormonal é mais acentuada e que antecede a menopausa, marcada por oscilações hormonais e adaptações naturais que indicam o fim do período reprodutivo, Thamires recomenda alimentos que atuem como fitoestrogênios naturais, como soja orgânica, linhaça e grão-de-bico. “Eles ajudam a amenizar sintomas como os fogachos, ondas de calor súbitas e intensas comuns nesse período, além de insônia e alterações de humor, e ainda protegem a saúde óssea e cardiovascular”.

Uma prática recomendada é o chamado ciclo das sementes, que consiste no consumo diário de sementes específicas para apoiar cada fase do ciclo:

  • Fase folicular: 1 colher de sopa de linhaça e sementes de abóbora (estimulam o estrogênio)

  • Fase lútea: 1 colher de sopa de gergelim e sementes de girassol (ajudam na produção de progesterona)

“As sementes devem ser consumidas trituradas e podem ser adicionadas a frutas, iogurtes, saladas ou mingaus. É uma forma simples e natural de ajudar o organismo a manter o equilíbrio hormonal”, ressalta Thamires.

Além de aliviar sintomas e promover mais bem-estar, uma alimentação ajustada ao ciclo hormonal também ajuda a prevenir doenças, preservar a fertilidade, manter um peso saudável e melhorar a saúde emocional. “No fim das contas, comer bem é uma forma poderosa de autocuidado feminino. Ao ouvir o próprio corpo e entender suas fases, a mulher se torna protagonista da sua saúde”, afirma a especialista.

A nutricionista ensina algumas receitas práticas e saborosas com ingredientes que ajudam no equilíbrio hormonal em cada fase do ciclo.

Mingau de Aveia com Cacau e Banana

3 colheres de sopa de aveia

200ml de leite vegetal (ou leite comum)

½ banana amassada

1 colher de chá de cacau puro

Canela a gosto

1 colher de chá de mel (opcional)

1 colher de chá de sementes de linhaça ou chia

Modo de preparo:

Leve a aveia e o leite ao fogo, mexendo até engrossar. Acrescente a banana, o cacau e a canela. Misture bem e finalize com mel e as sementes.

Chá calmante de camomila, canela e casca de laranja

1 colher de sopa de camomila seca

1 pedaço pequeno de canela em pau

Casca de ½ laranja

Modo de preparo:

Ferva 250ml de água, desligue e adicione os ingredientes. Abafe por 10 minutos, coe e beba ainda morno.

Smoothie de Soja, Frutas Vermelhas e Linhaça

200ml de leite de soja orgânico

½ banana

½ xícara de chá de frutas vermelhas (morangos, mirtilos ou framboesas)

1 colher de sopa de linhaça moída

1 colher de chá de mel (opcional)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso e sirva gelado.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2025, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 5ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – OBA HORTIFRUTI

Proativa Comunicação

Contatos:

Aline Ramos (61-99846-4120)
Flávio Resende (61-99216-9188)

proativa@proativacomunicacao.com.br

Instagram: @ProativaC

Veja Também