Projeto Destino Certo reforça o compromisso da empresa com a saúde pública e a preservação ambiental, oferecendo à população uma forma segura e sustentável de descartar medicamentos vencidos e embalagens usadas
Brasília, 5 de junho de 2025 – Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Farmacotécnica, referência em manipulação farmacêutica no Centro-Oeste, dá um passo importante em direção à sustentabilidade com o Projeto Destino Certo. A iniciativa estabelece um ponto de coleta permanente em suas unidades para o descarte correto de medicamentos vencidos e embalagens usadas — ação que visa proteger o meio ambiente e conscientizar a população sobre os impactos do descarte inadequado.
“Muitas pessoas ainda desconhecem o impacto negativo que o descarte incorreto de medicamentos pode causar ao meio ambiente e à saúde pública. Jogar comprimidos no lixo comum ou na rede de esgoto pode contaminar o solo e a água, atingindo toda a população. Com o Projeto Destino Certo, queremos oferecer uma solução prática e acessível para quem deseja fazer o descarte correto”, explica Leandra Sá, coordenadora farmacêutica da Farmacotécnica.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, milhões de toneladas de resíduos farmacêuticos são descartadas de forma inadequada no Brasil todos os anos, o que representa um risco crescente à saúde ambiental e à segurança coletiva. Com essa preocupação em mente, a Farmacotécnica se antecipa à legislação e coloca em prática um projeto alinhado ao Decreto nº 10.388/2020, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e às leis distritais que regulamentam o descarte de resíduos farmacêuticos.
“A Farmacotécnica se preocupa com a saúde em todos os sentidos. Além de oferecer medicamentos personalizados e de qualidade, estamos atentos à preservação do planeta. O Projeto Destino Certo reflete nossa missão de cuidar das pessoas e do meio ambiente, garantindo que os resíduos recebam o tratamento adequado, como a incineração ou destinação em locais apropriados”, afirma Rogério Tokarski, diretor da Farmacotécnica.
Além da coleta, a empresa está promovendo campanhas educativas com dicas práticas para que os clientes saibam como separar, armazenar e descartar corretamente os medicamentos. Entre as orientações: manter os produtos na embalagem original, descartar caixas e bulas junto aos remédios, não jogar no lixo comum, pia ou vaso sanitário, e jamais doar medicamentos sem orientação profissional.
Com o Projeto Destino Certo, a Farmacotécnica reforça que cuidar da saúde é também cuidar do meio ambiente. A expectativa é de que a campanha se torne permanente, promovendo o engajamento da comunidade local e contribuindo para um futuro mais sustentável. Afinal, no Dia Mundial do Meio Ambiente — e em todos os outros dias — cada atitude consciente faz a diferença.
Sobre a Farmacotécnica – Prestes a completar 50 anos, a Farmacotécnica é a primeira farmácia de manipulação do Distrito Federal e uma das primeiras no Brasil. Se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos, oferecendo soluções personalizadas e eficazes para a saúde e bem-estar de seus clientes. Com um compromisso contínuo com a pesquisa e desenvolvimento, a rede brasiliense, com sete lojas no DF, busca sempre oferecer o que há de mais moderno e eficiente no mercado farmacêutico.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – FARMACOTÉCNICA
Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61) 99216-9188 / Aline Ramos (61) 99846-4120 / Andressa Gonçalves (61) 986298495
proativa@proativacomunicacao.
Twitter (X) /Facebook/Instagram: @ProativaC