Notícias

Brasília no 4º lugar do ranking de cidades mais empreendedoras do país

Presidente do Lide Mulher Brasília comemora resultado e incentiva a nova geração de empreendedores brasilienses

Brasília, 17 de junho de 2024 – Brasília acaba de despontar na quarta colocação do ranking de cidades mais empreendedoras do país. O resultado compõe o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023 – um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia. A capital federal foi, inclusive, objeto de estudo de caso, pois apresentou a maior escalada dentre as cidades, obtendo um ganho de 65 posições, se comparado ao resultado do ano anterior.

Para a presidente do Lide Mulher Brasília, Janine Brito, da Pinheiro Ferragens, a posição do DF no ranking orgulha os empreendedores pioneiros da cidade e lança luz para os futuros empresários brasilienses. “É um sinal de que a nossa cidade pulsa sangue empreendedor, o que é extremamente positivo para as mudanças que esperamos ver em nosso país”, afirma a empresária.

Segundo ela, Brasília é, na sua origem, um celeiro de oportunidades e, com o crescimento da capital, continua sendo. “A prova disso é a posição neste ranking, que cresce a cada ano”, pontua.

O levantamento

No quesito “Sub determinante Tributário”, que se refere ao ICMS, houve um ganho de 86 posições, saindo da última colocação (101ª) em 2022, para a 15ª em 2023. A alíquota interna do ICMS, por exemplo, saiu de 24,1% do PIB estadual, nos indicadores para a composição do ICE 2022, para 4,43% nos indicadores para o ICE 2023. Também houve melhora, ainda que menos expressiva, na posição do ranking de Complexidade Burocrática, passando da última colocação em 2022 para a 83ª em 2023.

Confira os pontos de destaque de Brasília:

Infraestrutura

Nos tópicos de infraestrutura a capital brasileira se saiu muito bem, ocupando a 3º posição no ranking. Dentre os principais fatores que permitiram esse posicionamento, destacam-se os relacionados à conectividade rodoviária e número de decolagens aéreas na cidade, além das boas condições urbanas como velocidade da internet, a qual Brasília se encontra em quarta colocação.

Mercado

Nesse item Brasília alcançou o 3º lugar, principalmente pelo fato de possuir o maior PIB per capita do Brasil. Ou seja, o DF possui a maior produção por números de habitantes.

Cultura Empreendedora

Nesse tópico Brasília também obteve um ótimo desempenho ocupando a 4ª posição no ranking. Mesmo sendo uma das capitais mais novas do Brasil, a cidade possui elevados índices de consultas sobre empreendedorismo, o que mostra o engajamento da população sobre atividades empresariais. Segundo a Enap, os estudos para a realização do ICE 2024 encontram-se em fase avançada, e logo será disponibilizada para consulta pública.

De acordo com Janine Brito, apesar de ser muito difícil empreender, é um caminho de muito crescimento pessoal e profissional. “Brasília tem esta característica em seu DNA: é um celeiro de empreendedorismo e oportunidades. Precisamos aproveitar isso para projetar ainda mais a cidade, em âmbito nacional, no cenário de negócios”, afirma.

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PINHEIRO FERRAGENS

Proativa Comunicação

Contatos: Flávio Resende (61) 99216-9188 / Andressa Gonçalves (61) 986298495

E-mail: proativa@proativacomunicacao.com.br / imprensa@proativacomunicacao.com.br

Facebook/ Instagram:@ProativaC

Veja Também

Open chat