Notícias

Eleito novo comando da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

FBHA participa do evento, em Brasília, e pede para as autoridades medidas mais céleres para que o Perse gere efeitos práticos para as empresas do setor de hospedagem e alimentação fora do lar

Por Aline Ramos*

A pauta do Turismo esteve em alta esta semana no Congresso Nacional. É que, na última quarta-feira, dia 4, foi eleito o novo comando da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, que passa a ser presidida pelo deputado Rodrigo Coelho (Podemos-SC). Já os deputados Ricardo Teobaldo (PODE-PE), Igor Timo (PODE-MG) e Raimundo Costa (PODE-BA) assumiram, respectivamente, como 1° vice, 2° vice e 3° vice-presidente da comissão.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, marcou presença no evento, aproveitando a ocasião para apresentar aos parlamentares as ações do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC e demandas da cadeia produtiva do turismo nacional.

Alexandre Sampaio também fez uma visita ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, junto com a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), para tratar de temas como a regulamentação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

O presidente da FBHA defendeu, na oportunidade, que a legislação que instituiu o Perse se traduz em importante medida compensatória, com o fim de mitigar os efeitos causados pela pandemia do SARS-COV 2, considerando que os setores de turismo e hospitalidade foram os mais afetados, diante da imposição de uma maior paralisação das suas atividades econômicas.

“Entretanto, para que o Perse gere efeitos práticos, quanto às ‘alíquotas zeradas’ de tributos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRPJ), pelo prazo de 60 (sessenta meses), faz-se necessário que a Receita Federal do Brasil (RFB) edite ato normativo regulamentar, o que não ocorreu até a presente data, que esclareça de que forma será observada a compensação tributária trazida pelo Perse, com segurança jurídica, evitando, assim, a penalização das empresas envolvidas, diante da possibilidade da formação de um indesejado passivo tributário, concluiu Sampaio.

O deputado Bacelar, que coordenou a eleição e presidiu a Comissão nos últimos dois anos, abriu a audiência agradecendo a colaboração dos empresários, das entidades sindicais patronais e dos trabalhadores. “Quero registrar a presença de duas pessoas importantíssimas para o avanço dos trabalhos dessa Comissão em 2021, os queridos amigos Alexandre Sampaio, da CNC, e Flávio Peruzzi, Diretor de Relações Institucionais CLIA Brasil”, afirmou Bacelar, destacando que, na Comissão de Turismo, o trabalho é construído com base no consenso e na colaboração com o trade.

Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – FBHA

Proativa Comunicação

Contatos: Aline Ramos (98109-1265) / Flávio Resende (99216-9188)

E-mail:atendimento1@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br

Twitter/ FB/ IG: @ProativaC

*Para a Proativa Comunicação

Veja Também

Open chat