Notícias

Energia renovável: a caminho de um mundo melhor

*Por Aline Ramos

Você já ouviu falar em energia fotovoltaica? Trata-se de energia solar e esta opção está entre as fontes de energia que chamamos de “limpas e renováveis”. Provavelmente, o termo “energia solar” deve ser familiar, mas você sabe por que exatamente a energia solar é limpa? O que torna ela renovável, consciente, sustentável e totalmente diferente da energia vinda das hidrelétricas?

Antes de mais nada, é importante destacar que é considerada energia limpa toda eletricidade gerada por meio de fontes renováveis e naturais, ou seja, sem a emissão de poluentes e com menos impactos ao meio ambiente. Atualmente, as formas mais conhecidas deste tipo de geração são as energias solar e eólica.

A energia solar, como o próprio nome já diz, vem do sol. Uma das formas que ela pode ser utilizada: os raios solares são direcionados diretamente à corrente elétrica por meio das células fotovoltaicas, as quais compõem os módulos (ou placas fotovoltaicas), que ficam expostos sob a luz do sol. Essa tecnologia, além de ser utilizada em grandes projetos de usinas solares, já se espalha por milhões de lares e comércios pelo mundo por meio dos chamados sistemas fotovoltaicos, que estão conectados à rede que integra a geração distribuída de energia.

Dentre os aspectos positivos deste tipo de energia podemos destacar: forma segura de gerar energia, economia, não é poluente, não influencia no efeito estufa, ou seja, não agrava esses problemas de ordem mundial. Isso porque durante o processo de obtenção da energia solar não é preciso turbinas ou geradores (que consomem mais energia e apresentam perigos a quem estiver operando). Por fim, ela é uma fonte energética abundante e renovável a cada 24 horas, pois depende unicamente do nosso astro maior: o sol. Ela também não se finda (o sol existe todos os dias), tampouco causa impactos negativos ao planeta fazendo isso.

Por que a energia que chega na minha casa não é limpa?

Para gerar a energia fornecida pelas companhias da sua cidade, as usinas queimam uma quantidade gigantesca de carvão mineral, vegetal ou petróleo e seus derivados para transformar a água em vapor, o que movimenta turbinas e gera eletricidade. A combustão desse tipo de material gera uma quantia absurda de poluentes, dentre eles, Monóxido de Carbono (CO) e Dióxido de Carbono (CO2), que contribuem para o aquecimento global e prejudicam a qualidade do ar que respiramos.

Falando em energia hidrelétrica, por mais que pareça que ela seja limpa, na verdade, não é. Para gerar eletricidade, as hidrelétricas precisam de uma enorme quantidade de água em seus reservatórios, o que daria uma boa vazão para a passagem nas turbinas. Para isso acontecer, no entanto, as regiões dos rios e represas que alimentam as usinas são completamente inundadas, podendo alargar comunidades inteiras e prejudicar a vida aquática presente nesses locais, eliminando diversidade e ecossistemas importantes para a manutenção de um meio ambiente equilibrado.

Ao utilizar a energia solar fotovoltaica em sua unidade consumidora, não acontece o desgaste das engrenagens de motores a diesel, não se alagam regiões e não se expelem fumaças tóxicas à atmosfera. É por estes e outros fatores que a energia solar é limpa, renovável e traz economia para quem investe nela.

 

Brasil à frente do mundo

Em 2021, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Paulo Cesar Domingues, detalhou o desenvolvimento da energia solar no país, citando o Brasil como referência em fontes renováveis no mundo. “Temos 48% de fontes renováveis na matriz energética enquanto o resto do mundo tem apenas 14%”, esclareceu. Ele também relatou que o processo de transição do Brasil para o uso de fontes de energia renováveis não é recente e já conta uma longa trajetória.

Ao estimular o uso de energia solar, cada pessoa incentiva outras a fazerem o mesmo, evitando o uso excessivo de fontes de energia não renováveis, como diesel, gás e óleo. Assim, o meio ambiente não é prejudicado, já que se trata de uma solução 100% limpa.

 

Energia limpa: um compromisso 100% sustentável

Pensando nisso, o Impact Hub Brasília, em parceria com a Myvo – uma plataforma de geração e gestão do consumo de energia fotovoltaica -, está oferecendo o plano Conexão Energia – para quem se interessar em comprar energia limpa e ainda fazer parte da rede do Impact Hub, que proporciona diversos benefícios como diárias gratuitas no coworking localizado na Asa Norte, eventos de sustentabilidade e mentorias para empreendedores. Aqueles que aderirem terão o valor investido abatido da conta de luz da sua residência.

Para contratar o plano, basta entrar em contato com o número comercial do Impact Hub Brasilia (61 99840-7835) e informar o nome completo, CPF e número da unidade consumidora. O plano custa R$100, e os mesmos R$100 serão abatidos da sua conta de energia.

Por fazer parte de uma rede global de empreendedores, que busca um mundo mais justo e sustentável, o Impact Hub Brasília quer oferecer e disponibilizar à população esse crédito de energia limpa para incentivar um mundo mais sustentável e com menos impacto ambiental. “No Brasil, temos o privilégio de ter fontes de energia limpa à nossa disposição. É muito bom ter a oportunidade de poder gerar menos impacto em nosso planeta, ainda mais sendo de forma simples e sem custos de implementação’’, pontua Paulo Aires, gestor de Comunidade do Impact Hub Brasília.

 

Conheça os benefícios do plano:

 

● Ter energia limpa;

● 1 Diária Gratuita por mês em nosso espaço;

● Passaporte com 3 diárias para serem utilizadas em qualquer Impact Hub pelo mundo;

● Eventos exclusivos para nossa comunidade;

● Desconto em nossas salas de reunião e de eventos;

● Acesso ao Community App;

● Acesso ao nosso Clube de Benefícios.

Saiba mais em: https://brasilia.impacthub.net/hub-energiza/

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – IMPACT HUB BRASÍLIA

Proativa Comunicação
Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188) / Aline Ramos (61 98109-1265)
E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

*Para a Proativa Comunicação

Veja Também

Open chat