Notícias

Ensino de empreendedorismo em escolas públicas do DF vira lei distrital

Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens (Créditos: Divulgação)
CEO da Pinheiro Ferragens comemora a iniciativa, que abrirá novas oportunidades para jovens no mercado de trabalho

 

No intuito de fomentar o espírito empreendedor entre os alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal, a Lei 7.416/2024, proposta pelo deputado Martins Machado (Republicanos), foi recentemente publicada no Diário Oficial do DF. A norma busca promover o aprendizado pessoal impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, capacitando os jovens para a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida.

 

Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens, comenta entusiasmada sobre a notícia, enxergando-a como um avanço significativo para os jovens do Distrito Federal. “O empreendedorismo é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Esta lei representa uma oportunidade única para que eles adquiram habilidades práticas e estejam mais preparados para os desafios do mundo real”, destaca.

 

A nova legislação estabelece diretrizes e ações concretas para a implementação do empreendedorismo nas escolas públicas, com o intuito de proporcionar uma formação mais completa e alinhada às demandas do mercado de trabalho. Entre as medidas previstas, estão o acesso unificado ao conhecimento empreendedor, a oferta de aulas teóricas e práticas, preferencialmente no contraturno escolar, acordos de cooperação com pessoas especializadas na área, além da supervisão por docentes efetivos de instituições de ensino superior.

 

A Dra. Janine ressalta o avanço que representa esta oportunidade, especialmente para as meninas, destacando a representatividade feminina no cenário empreendedor, como também no ramo do material de construção, especialmente o aço. “É crucial que as jovens percebam que têm um lugar de destaque nesse universo. Muitas vezes, a falta de representação e de estímulo leva a uma baixa aderência das mulheres como empreendedoras. É fundamental que elas se especializem e se sintam confiantes para ingressar nesse campo”, afirma.

 

A Lei 7.416/2024 também abrange temas relevantes para a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, como a construção de competências profissionais, habilidades sociais, marketing pessoal, tecnologia, educação financeira, cultura organizacional e gestão de negócios e mercado. Com essa abordagem abrangente, a legislação busca fornecer uma base sólida para que os jovens enfrentem os desafios do mundo empresarial com confiança e habilidades aprimoradas.

 

Em meio a uma sociedade em constante transformação, a implementação do ensino de empreendedorismo nas escolas públicas do DF reflete uma preocupação crescente em preparar a próxima geração para as oportunidades do mundo contemporâneo. A fala da Dra. Janine Brito ressalta a importância dessa conquista oriunda do Legislativo e a necessidade de incentivar a participação ativa, especialmente das jovens, na construção de um futuro empreendedor e igualitário.

 

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

 

SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

 

Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF

Veja Também

Open chat