Notícias

Impact Hub Brasília fomenta negócios de impacto no Distrito Federal há meia década

Deise Nicoletto*

 

É com muita alegria que comemoramos, neste dia 11 de agosto, os 5 anos do Impact Hub Brasília. Meia década se passou e, também, muitos projetos e conquistas para a comunidade de impacto na capital. Por meio da conexão entre empresas, capacitação de empreendedores, inspiração para a inovação social e desenvolvimento de um ambiente propício para negócios sustentáveis, fomos capazes de impactar positivamente na sociedade.

 

O Impact Hub nasceu em Londres, no ano de 2005, com o espírito do empreendedorismo. Presente em mais de 100 cidades em mais de 60 países diferentes. No Brasil, a rede está instalada em seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus e São Paulo. São mais de 24 mil membros e participantes em programas. É muito gratificante fazer parte de uma comunidade que é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores  impulsionadores globais que promovem e direcionam esforços através de soluções empreendedoras e inovadoras para  apoiar e desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Lembro que cheguei em Brasília no ano de 2016 com muitas ideias sobre empreendedorismo de impacto e como fomentá-lo na região, já entendendo que Brasília era um local com muito potencial, uma vez que todos os poderes públicos estavam aqui e, então, o olhar sobre a temática de impacto ganharia uma amplitude nacional. Existiam muitos negócios rodando na região, porém quase nenhum tinha o viés de impacto. 

 

Olhando o cenário de agora, acredito que ele está muito mais forte do que há cinco anos. Consigo ver muito mais espaços de inovação acontecendo, mas o mindset de fazer a coisa acontecer ainda é um processo de construção contínua. Então, um dos objetivos ao trazer o Impact Hub para cá era gerar uma mudança cultural a nível de impacto.

 

Diante disso, o espaço físico veio ancorar esse entendimento em 2020. Proporcionando para o ecossistema local um ponto de aterragem para maturar o conceito de impacto, mas também para decolar as ideias acerca da inovação. Atualmente, olhando tudo que desenvolvemos na região é possível enxergar um ecossistema se consolidando.

 

Hoje, aqui no Impact Hub Brasília, temos uma comunidade de empreendedores de impacto e vemos eventos acontecendo sobre o tema, a bandeira de impacto sendo fincada na economia. Inclusive, uma conquista que tivemos foi a aprovação da lei de incentivo a negócios de impacto, com diretrizes em prol da oferta de capital para esses negócios, bem como o aumento da quantidade de empreendedores de impacto na região. Quando abri a filial em Brasília, não tinha quase nada alocado para impacto e hoje é possível ver, ao longo desses anos, uma inserção de verba para a área de quase um milhão e meio de reais por ano. É notório que enquanto equipe, conseguimos direcionar uma nova forma de fazer negócio. 

 

Como empreendedora, quero ajudar a ampliar muito mais essa atuação local, trabalhar a jornada empreendedora de forma mais sistematizada, desde a ideação até chegar na aceleração desses negócios. Um grande impulsionador disso foi a visita da Coalizão – movimento que para promover a sinergia entre as agendas de proteção, conservação, uso sustentável das florestas naturais e plantadas, agropecuária e adaptação às mudanças climáticas – aqui no DF. Juntos, queremos atuar mais nas periferias, aumentando o impacto dessas regiões. 

 

Daqui a cinco anos acredito que estaremos ainda mais próximos da Agenda 2030, compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil, e coordenada pela ONU. Com a minha experiência, observei que para diminuir a distância em relação às metas e ODS o principal passo é que todo o impacto seja mensurado. Não basta utilizar os ODS como símbolos do negócio, é preciso lançar um olhar para mensuração desse impacto como fator determinante para a manutenção ou não da ação. Portanto, por aqui o que buscamos construir é a conscientização do empreendedor local com o propósito de fazer ele entender que seu negócio também pode ser um vetor de transformação na comunidade.

 

Para mim, nada é impossível, é preciso acreditar que tudo pode acontecer e a materialização precisa vir das nossas ações. E essas ações só são possíveis de acontecer através da colaboração de pessoas unidas pelo mesmo propósito. Para observar os resultados que o Impact Hub Brasilia já conquistou e as futuras iniciativas, é preciso olhar, sempre, para o time incrível que temos por trás, usando a  comunicação para nos levar mais além. Unidos nos tornamos mais fortes e chegamos mais rápido ao objetivo em comum. Estamos juntos a serviço dos negócios e do planeta. 

 

*CEO do Impact Hub Brasília

 

SERVIÇO:

Impact Hub Brasília

Site: http://brasilia.impacthub.net/

End.: SGAN 601, Lote H, Edifício Íon, Ala amarela, sala 54 a 60 – Asa Norte, Brasília-DF

Tel.: (61) 3550-8779

Veja Também

Open chat