Notícias

Mudança climática é tema de discussão no Impact Hub Brasília

Créditos: Rui Stenio Pexels

CEO e fundadora da empresa, Deise Nicoletto, explica sobre a importância do assunto nos dias atuais

 

De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), há uma certeza de 90% de que o aumento de temperatura na Terra é resultado direto da atividade humana. A CEO e fundadora do Impact Hub Brasília, Deise Nicoletto, destaca a importância de abordar esta questão nos dias atuais. “As mudanças climáticas emergem como um tema urgente e central nas discussões globais, impulsionadas pelos desastres naturais que assolam diversas regiões do planeta. Estas transformações, caracterizadas por alterações a longo prazo nos padrões climáticos, têm como principal impulsionador a ação humana”, destaca.

 

A liberação excessiva de gases de efeito estufa e a queima de combustíveis fósseis surgem como os principais catalisadores do aumento da temperatura e eventos climáticos extremos. O efeito estufa, proveniente da queima de combustíveis fósseis, libera gases tóxicos, como metano e dióxido de carbono, formando uma camada ao redor da Terra e contribuindo para o aquecimento global.

 

O desmatamento, ainda prevalente em terras brasileiras, também é apontado como uma prática que libera dióxido de carbono, com o Cerrado sendo particularmente afetado. Em novembro de 2023, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 572 km² de desmatamento na região.

 

As consequências dessas mudanças climáticas são vastas e impactam desde o derretimento das geleiras até tempestades mais intensas, escassez de água e acentuado declínio da biodiversidade. Esses eventos não apenas afetam o meio ambiente, mas também têm implicações sociais e econômicas, atingindo populações humanas e ecossistemas naturais.

 

Diante desse cenário, Deise Nicoletto ressalta a necessidade de ações urgentes. Ela destaca que a Terra está agora cerca de 1,1 °C mais quente do que no final do século XIX, com a última década (2011-2020) registrando as temperaturas mais altas já documentadas. “Para enfrentar esse desafio global, o mundo busca maneiras de combater as mudanças climáticas. Medidas como a redução do desmatamento, promoção de energias renováveis e a transição para biocombustíveis são cruciais”, diz.

 

Para empresas preocupadas com seu impacto social e ambiental, a Trilha + Sustentável, iniciativa do Impact Hub Brasília, oferece suporte para avaliar e melhorar práticas relacionadas à sustentabilidade, governança e sociedade. Mais informações no link: https://brasilia.impacthub.net/trilha-sustentavel/.

 

Em uma fala marcante, Deise Nicoletto destaca: “É fundamental que as empresas assumam seu papel na construção de um futuro sustentável, adotando práticas que respeitem o meio ambiente e promovam a responsabilidade social.”

 

Sobre o Impact Hub Brasília – O Impact Hub Brasília faz parte de uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios de impacto. Conecta pessoas, marcas e empresas a causas de impacto que ajudam a transformar o Brasil e o mundo através de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios. Os espaços inovadores dos Impact Hubs dão suporte aos programas, ao ecossistema de impacto e geram conexões entre as pessoas, iniciativas e projetos. 

 

Impact Hub Brasília

Site: http://brasilia.impacthub.net/

End.: SGAN 601, Lote H, Edifício Íon, Ala amarela, sala 54 a 60 – Asa Norte, Brasília-DF

Tel.: (61) 3550-8779

Veja Também

Open chat