Notícias

Projeto de incubadora de projetos é lançado para a comunidade guaraense

Iniciativa quer transformar o Guará em uma cidade inteligente, com o propósito de tirar ideias dos moradores do papel. Evento de lançamento contou com a participação de autoridades e líderes comunitários

O programa Hackacity Guará lançou, na manhã desta segunda-feira (dia 11),  a sua Incubadora de Projetos, na Escola Técnica do Guará Professora Teresa Maltese. Participaram do evento o senador Izalci Lucas, líder do PSDB no Senado Federal; Leonardo Ávila, presidente do Codese; Gisele Rejane Souza, diretora da Escola Técnica do Guará; a deputada distrital Deise Amarilio (PSB-DF); e a representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, Marcela Gomes.

A iniciativa busca mobilizar moradores, empreendedores, sociedade civil e governo, a fim de levar transformação com base na Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O programa, de iniciativa popular, terá seis meses de duração.

Para Cristiane Pereira, gestora do Hackcity Guará, é muito gratificante ver a ideia que nasceu em 2018 ganhando forma e beneficiando a comunidade. “O nosso espaço é aberto para auxiliar empreendimentos em fases iniciais, além de ofertar serviços técnicos, mentorias e capacitações com uma perspectiva gerencial. Nos últimos anos, moradores têm se reunido para discutir o futuro da cidade e formas de contribuir para o seu desenvolvimento. Entre os assuntos de interesse, estão as melhorias nas áreas de mobilidade, gestão de resíduos, utilização de espaços públicos, valorização do comércio local e cooperação comunitária”, explica.

Para Leonardo Oliveira de Ávila, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do DF (Codese-DF), promover um projeto como este vem ao encontro do que a comunidade precisa e espera. “Um dos focos desta iniciativa é aumentar a empregabilidade de jovens que serão inseridos no mercado de trabalho, mais preparados e conscientes”, afirma.

O senador Izalci Lucas elogiou a incubadora de projetos e mostrou-se orgulhoso de ver uma iniciativa inovadora em formato de mutirão ganhar corpo e servir de exemplo para outros estados brasileiros. “Vi o projeto nascer e apoiei desde o início porque acredito no jovem. E sinto que a transformação que queremos ver no mundo depende deles e do que fizermos agora para incentivá-los”, pontuou.

A incubadora de projetos servirá, portanto,  para ajudar interessados a tornar uma ideia em realidade empreendedora, como a criação de uma nova empresa, o desenvolvimento de um produto ou serviço, a melhoria de um empreendimento existente, a criação de processos inovadores ou mesmo a formação de projetos sociais.

“Diversas ideias podem ser impulsionadas com os mentores da incubadora Hackacity Guará”, completa Cristiane Pereira, que além de gestora do Hackacity Guará, é diretora-executiva do Instituto Multiplicidades e vice-presidente de Apoio e Fomento a Startups Brasileiras do IBRACHICS.

Mentorias gratuitas

Todo o processo é gratuito, com aulas presenciais e virtuais com a metodologia, desenvolvida para o Hackacity Guará, coordenada por Juliana Martinelli, considerada uma das jovens mais promissoras do Brasil, fundadora da InovaHouse3D, consultora do Instituto Multiplicidades e coordenadora nacional de Engenharia e Inovação na Cruz Vermelha Brasileira.

Qualquer pessoa que deseje desenvolver melhor um projeto pode participar, de graça. Moradores de outras cidades também podem se inscrever, mas é preciso se comprometer a frequentar as aulas e o resultado do projeto incubado seja testado ou desenvolvido no Guará.

Além das aulas regulares, às segundas-feiras, no auditório da Administração do Guará, os participantes terão acesso a mentorias com especialistas de diversas áreas, além de atendimento personalizado, para que as particularidades de cada projeto sejam analisadas e melhoradas.

O Hackacity Guará é uma iniciativa do Codese-DF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Administração do Guará, e fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Veja Também

Open chat