Notícias

Setor de turismo mais otimista com o aumento de voos domésticos

Dados da ANAC mostram que 5,5 milhões de pessoas viajaram pelo Brasil ao longo do mês de fevereiro. FBHA considera aceleração da retomada do turismo quase nos mesmos parâmetros do período pré-pandêmico

Por Aline Ramos*

 Recentemente, dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostraram que, no mês de fevereiro, 5,5 milhões de viajantes foram transportados em voos nacionais, indicando uma alta de 28% em comparação com o mesmo período de 2021 (4,3 milhões). Os dados são recebidos com otimismo pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação Fora do Lar (FBHA), pois indicam também a aceleração do turismo no país neste período pós-pandemia.

A movimentação na malha aérea traz à tona a realidade dos brasileiros que se mantiveram reclusos ao longo desses dois anos de pandemia. Agora, com a flexibilização das medidas de prevenção e controle de infecção, tem aumentado a procura por destinos nacionais – onde está incluído o turismo –. Os dados da ANAC mostram ainda que, em janeiro, período de férias, os aeroportos registaram um aumento de 22% nos embarques nacionais na comparação com o mesmo mês de 2021, chegando a 7,5 milhões de passageiros.

Ou seja, há uma tendência dos brasileiros avançarem com o turismo e os passeios no próprio país, movimentando, assim, a economia brasileira e trazendo expectativa de uma retomada efetiva do setor. “Há dois anos, o setor turístico do país tem buscado sair da depressão causada pela pandemia da Covid-19. Portanto, essa movimentação, especialmente no período de férias, gera impacto positivo e aponta para o resgate gradual do turismo a níveis regionais, nacionais e internacionais”, pontua Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

O mês de fevereiro proporcionou ainda a contratação de 150 mil pessoas em atividades ligadas ao turismo. De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, o número representa quase metade (45,6%) dos 328.507 novos postos de trabalho gerados no mesmo mês em todos os setores econômicos.

Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – FBHA

Proativa Comunicação

Contatos: Aline Ramos (98109-1265) / Flávio Resende (99216-9188)

E-mail:atendimento1@proativacomunicacao.com.br / proativa@proativacomunicacao.com.br

Twitter/ FB/ IG: @ProativaC

*Para a Proativa Comunicação

Veja Também

Open chat