Festival Saracura de Cultura Popular – que acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho – promoverá oficinas e vivência focados em promover o bem-estar e longevidade
Brasília, 9 de junho de 2025 – A capoeira, expressão cultural brasileira que mescla arte, luta e música, tem se consolidado como uma prática que vai muito além do aspecto físico. Seu conjunto de movimentos ritmados, aliados à musicalidade e à conexão coletiva, promove benefícios que impactam não apenas o corpo, mas também o equilíbrio emocional e mental dos praticantes. A prática contínua da capoeira estimula a consciência corporal, melhora a flexibilidade, a força e a resistência, além de favorecer a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
É com esse objetivo que o Festival Saracura de Cultura Popular inclui e valoriza esta prática em sua programação nos dias 13, 14 e 15 de junho. Pois, mais do que uma atividade física, a capoeira oferece um espaço de autoconhecimento e superação. A constante alternância entre ataque e defesa, o desenvolvimento da escuta ativa através do som dos instrumentos e o respeito às regras do jogo dentro da roda despertam habilidades socioemocionais essenciais. “Quando estamos na roda, precisamos estar atentos, presentes e em sintonia com o parceiro e com a música. Isso exige foco, disciplina e, ao mesmo tempo, promove uma sensação de leveza, conexão e equilíbrio mental”, destaca o mestre capoeirista Cobra Mansa, referência na prática e responsável por uma das oficinas confirmadas.
Além dos ganhos físicos e emocionais, a capoeira também se mostra uma aliada na promoção da saúde mental. A prática regular contribui para a redução do estresse, da ansiedade e do sedentarismo, reforçando a importância de manter o corpo em movimento e a mente ativa. “Assim, a capoeira se reafirma como uma expressão viva de vitalidade, capaz de integrar cultura, saúde e bem-estar em um só movimento, o que conecta com o objetivo do evento que propõe uma imersão de três dias que integra capoeira, permacultura e cultura popular brasileira, em meio à natureza do Centro Cultural Capoeira do Urubu e Beija-Flor, localizado na região entre o Lago Norte e o Varjão”, destaca Luciano Astiko, idealizador do festival.
Como participar
A entrada e participação nas oficinas é gratuita, mediante retirada de ingresso pelo Sympla. O espaço é sujeito a lotação, portanto, os ingressos são limitados.
Confira a programação completa e agende-se:
PROGRAMAÇÃO
Dia 13 (sexta-feira)
17:00 às 22:00
Oficina Pouso: Partilhas para expandir noções de dança, saúde e coletividade com Rafael Alves
Dia 14 (sábado)
8:00 Aula de Capoeira com o professor Abençoado Profeta.
10:00 Roda de Capoeira
12:00 Almoço
14:00 Roda de conversa
16:00 Show do grupo Nó cego
17:00 Roda de capoeira
18:00 Show do grupo Surdodum
Dia 15 (domingo)
8:00 Aula de capoeira com o Mestre Cobra Mansa
10:00 Roda de capoeira
12:00 Almoço
14:00 roda de conversa
15:00 Vivência com o Jongo do Cerrado
16:00 Roda de capoeira
17:00 Roda de samba com o grupo Aroeira
18:00 Encerramento da com Sarau Saracura
*Durante todo o evento serão oferecidas práticas de saúde e longevidade
**Programação sujeita a alteração. Acompanhe no Instagram.
SERVIÇO:
O que: Festival Saracura de Cultura Popular Quando: 13, 14 e 15 de junho Onde: Centro Cultural Capoeira do Urubu – Acesse a localização aqui. Ingressos: Retirada gratuita pelo Sympla Saiba mais: Instagram Contato: Luciano Astiko (61) 9-9976-3807 |
Sobre o Festival Saracura de Cultura Popular – O Festival Saracura de Cultura Popular, idealizado pelo artista e capoeirista Luciano Astiko, propõe uma imersão que integra capoeira, permacultura e cultura popular brasileira, em meio à natureza do Centro Cultural Capoeira do Urubu. A proposta é criar um espaço acessível, inclusivo e transformador, que possa acolher pessoas com deficiência.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – FESTIVAL SARACURA
Proativa Comunicação
Contatos: Aline Ramos (61-99846-4120)
Alana Félix: (61- 98141-1473) / Flávio Resende (61-99216-9188)
Email: atendimento@
IG: @ProativaC