Assessoria de imprensa é a estratégia para você?
Relacionamento é o ingrediente para a receita de sucesso no mundo dos negócios. Ser bem relacionado é uma regra quase que obrigatória. E para ficar no páreo, quem quer ser lembrado precisa se mostrar mais do que seus concorrentes.
A Assessoria de Imprensa, por sua vez, atua como uma ponte essencial entre a empresa e os veículos de comunicação. Trata-se de uma ferramenta que identifica “ganchos” que podem repercutir de forma espontânea na mídia. Isso significa que, quanto maior a visibilidade do seu negócio com públicos estratégicos, maiores serão as chances de sair em revistas, blogs, sites, TVs e rádios.
Sem gestão de conteúdo, empresas se tornam invisíveis para o seu público-alvo. Um exemplo é quando um empresário contrata uma agência, ou um profissional da área, para que a mesma enxergue em sua rotina o que pode render de conteúdo aos veículos de comunicação. Quando um nutricionista concede entrevista para o jornal local da Globo sobre Kombucha, ela pode querer atrelar seu nome profissional a determinada loja.
Essa é uma estratégia onde o consumidor muitas vezes não percebe seu envolvimento com a reportagem, portanto não cria barreiras contra o produto ou serviço divulgado. E o mais bacana: o profissional por trás da entrevista pode virar referência naquele assunto.
Portanto, Assessoria de Imprensa não é apenas escrever um texto e disparar para um mailing de jornalistas, tampouco um volume de clippings no final do mês. Diz mais sobre preparar o cliente para a lida com a imprensa em geral, tanto no âmbito positivo e negativo, fazendo dele uma fonte rápida e eficaz. Trata-se de um cuidado com a imagem pessoal e profissional.
Na Proativa, oferecemos toda a infraestrutura para uma empresa sair na mídia sem precisar pagar um anúncio. Dispomos de serviços fotográficos, gerenciamento de crises, RP Digital, Media Coaching, além da Assessoria de Imprensa, entre outros.
E esse aspecto é tão importante – principalmente por vivermos na era da informação, onde tudo é imediato e instantâneo – que já existem premiações na área. Uma delas é o “Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, do Centro de Estudos da Comunicação (CECOM) e da Revista Negócios da Comunicação, que reconhece a qualidade do relacionamento que as empresas mantêm com jornalistas e com o mercado. Nesse sentido, as organizações que melhor se comunicam com jornalistas acabam se destacando consideravelmente no mercado. E a sua empresa? Já está entre estas?
*Da Equipe da Proativa Comunicação
Por: Nayara Sousa