Dicas para construir uma marca de sucesso

A criação de uma marca deve ser o primeiro passo para qualquer empreendedor que deseja ter sucesso em um empreendimento. É nela que você deve estruturar os valores e a identidade de seu negócio, o que facilitará na conquista de clientes. Mas aí vem o questionamento: O que é marca?

Marca é qualquer palavra, nome, símbolo ou qualquer combinação/sinal distintivo, que tenha por finalidade identificar produtos e serviços, dando-lhes uma identidade.

Segundo o INPI, as marcas possuem quatro ‘naturezas’, sendo elas:

Marca de produto: tem por objetivo distinguir produtos de outros idênticos, semelhantes ou afins;

Marca de serviço: distingue serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins;

Marca coletiva: identifica produtos ou serviços provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade – associação, cooperativa, sindicato, consórcio, federação, etc.

Marca de certificação: atesta a conformidade de produtos ou serviços a determinadas normas ou especificações técnicas.

 

Mas por que saber de isso?

Nos dias atuais, se tornou necessário criar um vínculo com o cliente, demonstrando uma proposta de valor com um produto ou serviço único, pois fazer-se apenas presente no mercado não é mais suficiente para o consumidor.

Para se ter noção da importância da marca e a influência que ela tdetêm sobre o cliente, usemos o exemplo da Apple. A empresa de tecnologia atingiu recentemente o patamar de US$ 1 trilhão em valor de mercado (dinheiro que você e eu teríamos que tirar do bolso caso quisesse comprar todos os prédios, computadores, mobílias, pesquisas, equipamentos, etc.).

Mesmo comprando todos os ativos da empresa, nós ainda teríamos de desembolsar o montante de US$ 184,154 bilhões, correspondente ao valor da marca Apple, ou seja, para comprar a “maçã mordiscada”.

Você concorda que mesmo o “preço” sendo relativamente menor ao do valor de mercado, não adiantaria nada adquirir a empresa sem junto comprar a marca? Afinal, o que faz o consumidor adquirir um produto não é o fato de saber que ele foi desenvolvido por “X” empresa, mas que ele é um produto da “tal” marca.

 

Mas como construir uma marca de sucesso?
Visto que as marcas estão presentes no dia-a-dia das organizações, dos consumidores e do mercado, agora é preciso saber como construir uma marca reconhecida e valiosa. Mas não se preocupe, vamos te ajudar.

Aí vão três dicas que te auxiliaram a construir uma marca de sucesso:


Dica nº 1 –
Para sua marca, escolha elementos que traduzam a sua proposta de valor:
A escolha da cor, fonte e elementos gráficos usados para compor o seu logotipo (popularmente logomarca ou logo) devem expressar a sua proposta de valor. Por isso, leve em consideração qual é a personalidade da sua marca e que proposta ela deve transmitir quando o consumidor ver o seu logo.

Isso pode ser percebido quando observamos para os símbolos da Coca-Cola, Itaú ou Nike. Rapidamente associamos aos produtos ou serviços dessas empresas, logo, também a proposta de cada um.

Mas atenção: O desenvolvimento da marca deve partir da estratégia da empresa. Para isso, é necessário ter como base a missão, a visão e os valores da empresa, tendo também alinhamento com as estratégias e o posicionamento de mercado.


Dica nº2 –
Invista na comunicação da sua marca.
Criar uma marca e comunicá-la para o mercado faz parte dos esforços de marketing necessários para a manutenção e crescimento do seu negócio. Por isso, divulgue sua marca com afinco. Não deixe de divulga-la sempre que possível, procurando se dedicar ao máximo para que ela se transforme em algo que seja lembrado pelos consumidores. Esse investimento presente, fará com que no futuro, não seja tão necessário que você tenha tantos gastos com divulgação.

Por último: Viva sua marca
Depois de criar sua marca é imprescindível que os conceitos nela presentes sejam seguidos por todos dentro da sua empresa. Se a sua marca prometeu inovação, seja inovador em todos os lançamentos; se prometeu design, venda produtos com design moderno; se prometeu o melhor pós-vendas, tenha um atendimento qualificado; e assim por diante.

 

Ainda restam dúvidas de como criar uma marca de sucesso? Então entre em contato com a gente. A Proativa possui vasta experiência em criação de marcas dos mais diversos gêneros, adequadas ao perfil e às exigências de cada segmento. Nosso serviço compreende criação de logotipo, design gráfico de peças publicitárias e pacotes de identidade visual.

 

* Da equipe da Proativa Comunicação.
por Gustavo Cesar

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