Como produzir um conteúdo que engaje meu público?

Nunca se consumiu tanta informação no mundo. Vale para todos os gostos: de quem é apaixonado por gastronomia, passando por quem sente necessidade de estar atualizado sobre a conjuntura econômica e política do país até quem não abre mão de saber cada detalhe sobre séries, programas de TV e novelas.

Em resumo, se a informação impacta na vida cotidiana das pessoas, ela tende a ser relevante para o público.

As organizações, personalidades públicas e profissionais liberais, atentos a este movimento, estão cada vez mais engajados no sentido de produzir conteúdo de qualidade, capaz de atrair a atenção, sobretudo, do consumidor.

Mas como desenvolver estratégias de Marketing de Conteúdo que gerem leads, aumentem as vendas e construa engajamento de clientes?

De acordo com uma pesquisa feita com executivos de marketing e publicidade pela MailOnline, empresas B2B que trabalham com blog geram 67% mais leads mensalmente do que as que não trabalham. E uma quantidade gritante de 80% dos tomadores de decisão nos negócios preferem obter informações sobre a empresa em uma série de artigo – e não por meio da publicidade.

A lição que fica, portanto, é que se o Marketing de Conteúdo não faz parte de suas estratégias de promoção, talvez seja a hora de reconsiderar!

Mas, afinal, o que diabo é esse negócio do Marketing de Conteúdo? Trata-se de um método baseado na criação de conteúdo relevante e valioso para direcionar um call to action específico—usualmente para atrair e reter clientes.

Assim, produzir conteúdo de qualidade requer uma pesquisa significativa, tempo e esforço, especialmente quando você não tem profissionais especializados te apoiando.

Para começar, você já identificou as necessidades do seu público-alvo? Ou melhor, quem é seu público-alvo? Identificar as necessidades da sua audiência é o primeiro passo para o sucesso nas estratégias de Marketing de Conteúdo.

E como você identifica as necessidades do seu público-alvo? Um dos caminhos possíveis é criar uma pesquisa, que pode ser preparada online ou off-line. Levantamentos deste tipo costumam ser uma ferramenta simples para ter feedback e comentários sobre um assunto.

Para avaliar as necessidades do seu público-alvo, independentemente do seu nicho, o seu levantamento deve ter estas três perguntas, no mínimo:

1)  Dados demográficos do público: Isso vai te ajudar a direcionar melhor suas mensagens de marketing para atender seu público-alvo. Sua pesquisa pode direcionar qualquer um desses dados demográficos:

  • Faixa etária (ex: 20–35)
  • Receita (ex: $10,000–$50,000 anualmente)
  • Localização (ex: América, Europa)
  • Ocupação (ex: freelancers, profissionais de marketing)
  • Nível de educação (ex: universidade, graduado)
  • Outros dados demográficos (ex: estilo de vida: viagem)

2)  Seus maiores desejos:

  • Qual é o maior desejo deles?
  • Quais problemas eles gostariam de resolver?
  • Eles pagariam para esse problema ir embora ou para alcançar esses objetivos?

3)  Quais cursos/produtos/artigos você gostaria que [insira o nome do negócio/blog] fossem criados?

A pergunta mata dois coelhos com uma cajadada só. Você não somente irá descobrir o que sua audiência quer, mas também vai receber uma orientação com a melhor forma de crescer o seu negócio.

Outra avaliação importante a ser feita é se você precisa redefinir sua estratégia de conteúdo.

Uma estratégia de conteúdo completa com metas específicas é a espinha dorsal de qualquer campanha de Marketing de Conteúdo. Publicar artigos on-off na ausência de uma campanha apoiada por uma estratégia adequada é o equivalente a correr em um círculo: você vai gastar esforço, mas não vai chegar perto dos seus objetivos.

Atrair uma audiência de pessoas que irão acreditar e confiar em você não acontece da noite para o dia. Você tem que perseverar e continuar querendo aprender. O mundo do marketing está em mudanças constantemente, mas as necessidades básicas do seu público-alvo sempre permanecerão as mesmas.

No final das contas, o que se percebe é que conteúdo de qualidade atrai a atenção das pessoas. Trabalhar com estratégias de Marketing de Conteúdo, portanto, é a tática mais eficaz para gerar leads qualificados e criar engajamento com sua audiência.

O que você está esperando?

 

*Da equipe da Proativa Comunicação.
por Flávio Resende

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *