A importância de criar a voz e a identidade do seu negócio

O caminho para o sucesso depende de uma série de elementos e, para facilitar esse processo, estabelecer prioridades é fundamental. A criação da voz e da identidade verbal do seu próprio empreendimento são dois exemplos clássicos e não podem ser deixados de lado. Vamos entender melhor?

Veja bem, a voz do negócio é necessária para estabelecer uma conexão para com os clientes, otimizando os resultados e gerando um retorno positivo. Não basta disponibilizar informação. É preciso direcionar e articular uma conversa com o público-alvo.

Do outro lado dessa balança, encontramos a identidade verbal, sendo ela a responsável por elaborar a maneira mais adequada para se dirigir aos consumidores. Mas, afinal, para se comunicar não basta meramente despejar as palavras? Na verdade, não. Para alcançar bons resultados, deve-se levar em consideração:

  1. Para quem está sendo direcionada a mensagem;
  2. Como deve ser a linguagem utilizada;
  3. O que fazer para chamar a atenção do público-alvo.

 

Levantando esses pontos, a ampliação do negócio se torna palpável, tendo em vista que, para o crescimento de qualquer empreendimento, a troca de informações é a primeira ferramenta a se utilizar.

 

Não adianta o conteúdo ser atrativo tampouco as imagens serem bem escolhidas quando a voz da empresa não chega aos seus clientes. Não é possível dialogar em silêncio e, com isso, as dificuldades para alavancar o negócio surgem dia após dia.

 

Uma comunicação autêntica representa muito mais do que uma marca ou uma ação. Ela traz sentimento à tona e demonstra dedicação naquilo que está sendo feito. Adicionar essa personalidade verbal é um diferencial para emplacar o empreendimento dentro de um ramo cada vez mais saturado.

Pense nisso: o público consegue se conectar ao serviço proposto justamente porque a linguagem vai além do logotipo do negócio. Cores e sons são ótimos ganchos para incrementar essa ideia, mas não são o bastante quando o mundo está sempre criando e recriando.

Imagino que, agora, você esteja pensando que depois da criação da voz da sua empresa, o resto ficará mais fácil. A verdade é que esse processo é só o primeiro passo da jornada. Além de todos os fatos apresentados acima, uma outra coisa é fundamental para o caminho do sucesso e leva o tempo integral do empreendedor: a veracidade.

Pense comigo, não adianta vestir, por exemplo, uma imagem amorosa nas redes sociais, quando a prática na rotina é diferente. Para não causar um efeito esquizofrênico, cada atitude deve ser pensada bem. Aquilo que está nas redes sociais deve ser refletido pessoalmente. Sem máscaras, sem fingimentos.

É preciso ser verdadeiro e demonstrar ser a mesma pessoa tanto online quanto off-line, pois isso atrai e cultiva. Se não pensada bem, a identidade verbal pode ser sabotadora para o negócio. Intrigante, não?

Essas abordagens devem ser levadas em consideração para ter o céu como limite e é necessário criar coragem e arriscar. Realizar pesquisas, definir prioridades e estabelecer o alvo de toda ação são tão importantes quanto o resto do processo, lembre-se sempre disso.

Se mesmo depois de tudo dito ainda for um pouco difícil de compreender, não hesite e entre em contato com a gente! Afinal, uma ajudazinha nunca é demais, não é mesmo? Aqui na Proativa, fazemos comunicação que reinventa! Venha descobrir como! Estamos a postos para trocar conhecimento e apoiar você!

 

*Da equipe da Proativa Comunicação
por Gabriella Collodetti

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