Release não é texto publicitário

Quais as diferenças entre texto publicitário e jornalístico? Realmente, o assunto confunde muito as pessoas. O motivo é que ambos lidam com a divulgação e promoção, mas essencialmente são distintos e tem objetivos diferentes também.

É no meio desse festival de nomenclaturas que a Proativa preparou um texto especial sobre o assunto, para acabar de uma vez por todas com esta dúvida. Vamos lá!

 

Mas, então, quais as diferenças reais entre as abordagens?

O press release, também chamado de sugestão de pauta ou simplesmente release, consiste basicamente em um texto, de cunho jornalístico, sobre um cliente específico ou tema por ele proposto. Ele não é enviado ao público geral, mas, diretamente ao jornalista ou formador de opinião, que decidi se o conteúdo é relevante, e se deve ser publicado ou não pelo veículo. Importante ressaltar que caso ele decida noticiar a pauta, o fará gratuitamente.

O release é uma das principais ferramentas de uma assessoria para divulgação na mídia – seja ela a televisão, o rádio, sites, jornais impressos e online, entre outros. Ele ainda tem a capacidade de construir uma imagem mais sólida das empresas. Afinal de contas, não é você que está falando de si ou divulgando o próprio produto, e sim, terceiros – e, diga-se de passagem, terceiros com alto nível de credibilidade.

 

O texto publicitário já consiste em uma produção mais objetiva. Seu foco é chamar a atenção de potenciais consumidores quanto a determinado objeto, promoção, causa social ou evento, levando-os ao consumo – seja esse objeto uma ideia, produto, serviço ou evento. Quando pronto, o material deve ser publicado em espaços de divulgação pagos.

Aqui, a empresa é quem decide sobre o que quer falar, quando e onde publicar. O objetivo final é persuadir o leitor a adquirir ou fazer alguma coisa – em geral, consumir.

Possui a qualidade de ser mais direto, e seu impacto também é mais rápido sobre o consumidor. Entretanto, nesta abordagem, o foco não está no fortalecimento da credibilidade da organização – já que ela está falando de si, e é pouco provável que ela vai falar mal, não é?

Podemos dizer que a linguagem, sobretudo no que se refere à sua função, é a diferença mais marcante entre as duas produções textuais.

 

Afinal, qual devo escolher para divulgar minha empresa?

Isso vai depender do planejamento estratégico da organização, e dos objetivos por ela estabelecidos, em termos de Comunicação e Marketing. Agora, em ambos os casos, a Proativa Comunicação tem o serviço certo para você.

Com 16 anos de mercado, a agência desenvolve estratégicas adequadas para cada perfil de empresa, buscando atingir os objetivos do cliente, e agregar valor à imagem da instituição.

Atuando no planejamento e monitoramento, e engajando o público por meio de ações relevantes e criativas, nossa especialidade é alinhar conteúdos com a linguagem apropriada para cada produto de comunicação.

 

*Da Equipe da Proativa Comunicação
por Gustavo Cesar

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *