Como se prepara para uma entrevista com a Imprensa?

O trabalho de Assessoria de Imprensa vai além de conquistar espaços de mídia de forma espontânea. É papel de um bom assessor preparar o cliente para este relacionamento, nem sempre tão amistoso.

Como em qualquer relação, o respeito é o princípio básico do contato com jornalistas e formadores de opinião. Portanto, estar sensível ao outro e ao que ocorre ao seu redor pode ser determinante.

O fato é que falar em público pode ser um desafio, quando você desconhece como os veículos de comunicação funcionam. O bom resultado requer entender o processo diário da mídia e como você pode se tornar útil para a imprensa, ao gerar oportunidades que aumentarão a visibilidade de seu nome e/ou de sua empresa ou organização.

A imprensa e as suas mais variadas áreas são cheias de minúcias e detalhes específicos. Muitas vezes esses direcionamentos característicos de cada veículo —TV, rádio, jornal (impressos em geral) e internet — são esquecidos pelos executivos ou porta-vozes. Saber se portar diante de cada um deles não é só uma forma de evitar cair em alguma saia justa durante uma entrevista, como também um modo de melhor passar a mensagem mais estratégica para sua empresa ou organização.

Um bom porta-voz é uma espécie de guardião da reputação das empresas. Mas para isso, é importante muita preparação, muito conhecimento sobre o que se fala e, principalmente, concentração nas mensagens que se quer passar.

Um bom exercício para quem vai dar uma entrevista, por exemplo, é se questionar sobre que título gostaria de ver publicado na matéria. A resposta a essa pergunta dará ao executivo o foco na mensagem-chave, aquilo que se quer ressaltar durante a entrevista. Bem preparados, os diretores e gerentes ganham confiança e passam a falar com mais desenvoltura e, ainda, evitam graves crises, ocasionadas pelo desconhecimento das técnicas de comunicação. Além de tudo, o Media Training é um trabalho que ajuda a manter a empresa com uma boa imagem diante da opinião pública.

Este treinamento, em geral, é realizado por meio de workshops, palestras e simulações de entrevistas e tem como meta deixar os executivos das empresas mais acostumados com o contato com a imprensa e posicioná-los de maneira apropriada quando entrevistados por jornalistas. O ideal é que o Media Training englobe uma parte prática e outra teórica, com exercícios que coloquem o executivo diante de situações que podem acontecer no seu dia a dia.

Não resta dúvidas de que a melhoria vem com a prática constante e participação em entrevistas. Quanto mais entrevistas der, mais o executivo se aperfeiçoa. A maneira correta de endereçar a mensagem-chave durante a entrevista é outro desafio do executivo. Para desenvolver essa capacidade, algumas dinâmicas ajudam a entender quem é o “cliente” do jornalista. Ao entender para quem aquele veículo fala, como seu público é impactado, o grau de entendimento do leitor ou ouvinte sobre o assunto, o porta-voz chega enfim à excelência na arte de dar uma boa entrevista.

O primeiro passo para se tornar fonte para a imprensa é entender como os jornalistas trabalham. As redações estão cada vez menores e, por isso, demandam agilidade em retorno sobre solicitações de entrevistas. Geralmente, o prazo é bem curto. Não se deve culpar o jornalista por essa situação. Pelo contrário, é importante demonstrar que você pode ser uma alternativa, quando precisar de algum assunto relacionado sobre sua especialidade.

Confira algumas dicas que podem ajudar a se tornar fonte fiel da imprensa:

1- Evite termos técnicos. Caso seja necessário, esclareça rapidamente o que significa
2- Caso você tenha uma assessoria de imprensa e receba ligação diretamente do jornalista, peça que ele faça contato com o seu assessor para evitar que te pegue desprevenido e force uma entrevista indesejada
3- Evite mencionar amizades com diretores ou chefes do veículo e não ofereça presentes ou gratificações em troca da publicação da reportagem
4- Seja objetivo e claro na entrevista, evitando inserir dois conteúdos numa mesma resposta
5- Caso seja importante explicar algo sobre a situação, tenha cuidado para não fugir da resposta
6- Quanto mais objetivo e claro for, mais fácil será inserir conteúdo de seu interesse e mais difícil fazer edições negativas sobre o assunto
7- Se não entender a pergunta, peça que o jornalista a explique. Evite responder, quando ficar em dúvida sobre o que foi perguntado
8- Evite muletas durante a entrevista, como “É”, “ah”, “néh”
9- Caso não tenha a informação solicitada, diga que não sabe. Evite responder quando não tiver certeza. Se a informação não é de sua área de atuação, explique que não é do seu conhecimento
10- Pesquise ao máximo sobre o assunto que será abordado. Embora não seja obrigado a responder perguntas fora de sua área de atuação, ter o maior número de informações, revela que você é uma fonte informada e confiável
11- Nunca peça para ver a matéria antes de editada e nem para o jornalista enviar por e-mail. Existem serviços de clipping para isso
12- Espere sempre o repórter perguntar e depois responda. Evite falar junto ou interrompê-lo
13- Dados e pesquisas devem ser mencionados com a fonte das informações para serem bem aproveitados pelo repórter
14- Evite mencionar ao repórter sobre outras entrevistas já concedidas para outros veículos ou outros repórteres do mesmo jornal
15- Nunca adote um discurso comercial para uma entrevista jornalística. O repórter pode entender que você está usando o veículo para fazer propaganda do negócio
16- Se perceber que a entrevista está ficando muito superficial e que é possível incluir outras informações de interesse público, responda a pergunta e complemente com as informações adicionais, como sugestão com os auxiliares “É importante destacar que”, “Vale lembrar que”, “Uma dica é”
17- Não existe off. Nunca passe uma informação que você não quer que seja publicada.

Ainda vale recomendar que jornalista não tira folga. Você é sempre fonte e o jornalista sempre jornalista, mesmo que se encontrem por acaso em algum evento.

Essas são apenas algumas dicas para considerar na hora da entrevista. Se você tiver uma assessoria de imprensa ou área de comunicação na empresa, esses profissionais auxiliarão com todas essas questões. Fique atento a elas, dê a merecida atenção ao jornalista, passe informações com credibilidade e sucesso na próxima entrevista!

 

* Da Equipe da Proativa Comunicação.
Por: Flávio Resende

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