Para quem enviar o meu release?

A Assessoria de Imprensa tem como principal função posicionar o cliente estrategicamente na mídia. O release, por sua vez, é uma das ferramentas adotadas pelo assessor para que a informação chegue aos veículos de comunicação e seja divulgada. Esse processo deve ser cuidadoso e bem pensado. Trabalhar de forma objetiva e que convença os jornalistas que tal conteúdo tem valor é também parte do trabalho deste profissional.

É necessário, no entanto, adequar-se às novas ferramentas disponíveis no mercado, que surgem proporcionando maior agilidade e assertividade no processo.

Além disso, adequar o conteúdo ao público que receberá o material pode ser determinante para a obtenção de resultados.

Neste sentido, a Assessoria de Imprensa deve ser eficiente até nos pequenos detalhes do envio do release. A cordialidade, a ênfase e a objetividade nas palavras usadas são importantes para maximizar o volume de inserções.

Para que o envio do release colha bons frutos é bom trabalhar um mailing segmentado e regionalizado, cujos jornalistas listados sejam de editorias afins ao tema, de modo que as pessoas sejam impactadas de acordo com suas áreas de interesse.

Envio de sugestões – As redes sociais chegaram para mudar e facilitar como os releases chegam até os jornalistas. Apesar de muitos ainda preferirem formalidades, diversas coisas têm mudado para esses profissionais. Se adequar às inovações tecnológicas se torna uma obrigação, visto que é muito importante que essas mudanças façam parte de quem trabalha com comunicação.

Mesmo que o e-mail seja o meio mais formal, e até menos invasivo, as redes sociais permitem maior proximidade e retornos mais rápidos entre assessor e jornalista, podendo tornar o trabalho mais eficaz. No Facebook, por exemplo, existem grupos fechados que são utilizados apenas para o envio de releases e sugestões de pautas. O mesmo ocorre no WhatsApp, rede cada vez mais utilizadas para envio de pauta e marcação de entrevistas.

Mailing – No mailing deve conter os dados dos jornalistas e formadores de opinião que se deseja atingir, como nome, veículo, telefone e e-mail. Com um mailing bem estruturado, e sempre atualizado, fica mais fácil obter os resultados efetivos, uma vez que tais informações são essenciais para o trabalho de follow-up.

O bom assessor de imprensa seleciona os jornalistas e direciona de forma mais eficiente e assertiva o release. Porém, além de enviar o release a jornalistas e editores dos jornais mais influentes de cada região é inteligente incluir nos mailings influenciadores digitais, blogueiros e pessoas influentes na mídia, pois a cada dia essas pessoas se tornam fortes meios na disseminação de notícias e informações.

A criação de mailings estratégicos facilita o trabalho do assessor de imprensa. Isso ajudará na escolha de quem deve receber o release. Por isso, é essencial a atualização dos contatos e constante pesquisa e novos sites.

Ferramentas para disparo de releases e sua eficiência – A Proativa usa como ferramenta de disparo o Workr, do grupo Comunique-se. Este recurso permite que inúmeros jornalistas recebam o nosso material.

Mas não é apenas por esse meio do Workr que efetivamos o disparo de releases. O envio também é feito por e-mail, para um mailing estratégico, dos canais mais importantes para cada cliente, considerando os critérios de editoria, cargo e afinidade do profissional ao tema trabalhado.

O próximo passo é o follow-up, quando ressaltamos aos jornalistas as características mais importantes da pauta enviada. Dessa forma, criamos vínculos, sugerimos mais detalhes sobre o release e nos colocamos à disposição para mais informações necessárias ou para marcação de entrevistas.

 

* Da equipe da Proativa Comunicação.
Por: Milena Oliveira

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