Utilizando o monitoramento e o clipping para o sucesso do cliente

Compilado de notícias e demais inserções na imprensa relacionadas a determinada pessoa e/ou empresa, o clipping é ferramenta estratégica de comunicação e deve fazer parte da rotina diária tanto corporação quando do respectivo assessor da área. Tal documento ajuda a empresa a perceber como está seu posicionamento na mídia e, a partir disso, pode nortear ações voltadas para ampliar sua visibilidade e fortalecer sua imagem.

No entanto, para que este tenha resultado efetivo, o primeiro passo é prezar pela sua qualidade, cuja garantia começa por um bom monitoramento: o olhar nesse processo deve ser amplo, contemplando não só a empresa em questão, mas todo o universo em que esta atua –  seja para mapear assuntos de interesse, seja para acompanhar o desempenho de uma possível concorrente.

O monitoramento pode, assim, ser feito de várias maneiras, a depender da empresa ou do profissional responsável pela consolidação do clipping. O que não pode escapar de nenhuma dessas maneiras é o olhar atento a todos os veículos de comunicação: jornais, TV, rádio, sites, blogs, etc. Em alguns casos, empresas contratam softwares para rastreamento de notícias, mas o olhar humano, do profissional de comunicação, sempre deve dar o toque final.

Alguns pontos são fundamentais para que o clipping obtenha sucesso:

  • Definir uma periodicidade para o clipping (diária, semanal, mensal);
  • Monitorar não somente notícias relacionadas ao cliente, mas também ligadas aos seus concorrentes;
  • Lembrar de “clipar” as chamadas de capa, os destaques e as páginas inteiras do jornal quando a inserção do cliente estiver em um box, por exemplo – para se ter a exata noção se o posicionamento da inserção foi privilegiado ou não;
  • Incluir o máximo de detalhes relativos a divulgação da pauta nos veículos. Por exemplo, qual é a editoria, qual a página, qual a localização do veículo, etc;
  • Fazer análise qualitativa e quantitativa das inserções apresentados no clipping.

Com o advento das redes sociais, como Facebook, Instagram o Twitter, o monitoramento nesses espaços também tem sido cada vez mais valorizado, devido ao potencial de repercussão que as informações possuem quando publicadas em determinados perfis. Neste e nos casos mencionados acima, em que o clipping envolve os veículos tradicionais, o ideal é contratar agências especializadas para desenvolver esse trabalho. Dessa forma, a empresa não saberá apenas o que “andam” falando sobre ela, mas terá à sua disposição uma equipe de profissionais preparada para orienta-la sobre o que é necessário fazer para diante disso, principalmente se o objetivo for fortalecimento de imagem e manutenção de uma boa reputação.

Há mais de 16 anos no mercado, a Proativa Comunicação, além de serviço de monitoramento e de clipping, oferece aos seus clientes análise destas informações para enriquecer todo o processo de uma comunicação corporativa integrada, que pode passar ainda por ação de marketing de conteúdo, endomarketing, gestão de redes sociais, campanhas publicitárias, etc. Para saber mais, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para atendê-lo.

* Da equipe da Proativa Comunicação.
Por: 
Luana Silveira

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