A importância da Assessoria de Imprensa no combate às Fake News

Você sabe o que é ‘Fake News’? O termo foi eleito a palavra do ano, apesar de não ser uma palavra. De acordo com o jornal britânico The Telegraph, fake news é o termo usado para notícias falsas que se disseminam rapidamente. Atualmente, com o avanço da internet e das redes sociais, de certa forma, ampliaram-se as opções de nos comunicarmos, e as notícias falsas nunca tiveram tantas visualizações e compartilhamentos. Por esse motivo, o termo ganhará menção no dicionário britânico.

Portanto, se as Fake News já fazem parte do cotidiano mundial, seus efeitos negativos também, especialmente quando se trata de empresas e de pessoas com projeção pública. E nesse contexto que o papel de um profissional de Assessoria de Comunicação se torna cada vez mais fundamental. Isso porque, toda essa tecnologia de informação e comunicação nos traz à tona dois pontos de atenção: se por um lado o consumidor tem a notícia de forma mais rápida, por outro lado, o tempo de apuração tende a ser mais curto. E com isso pode acontecer a divulgação de alguma notícia que não seja verdadeira.

Isso torna o trabalho das Assessorias de imprensa mais importante para as organizações, pois o combate e monitoramento dessas notícias são essenciais, uma vez que passam pela agência e são checadas por jornalistas, dificultando a disseminação desse tipo de informação com inexatidão.

Um estudo feito recentemente pela Kantar no Brasil, EUA, Reino Unido e França, intitulado “Trust in News”, mostra a credibilidade dos veículos de comunicação tradicionais do jornalismo como rádio, TV e impresso. São plataformas mais resistentes a ‘fake news’ por conta da profundidade e da cobertura oferecida. Na mesma medida em que as redes sociais são apontadas como o meio de menor credibilidade, embora seja um dos mais acessados para a obtenção das informações. Um contrassenso, não?

Dentre as táticas do assessor, existem três passos essenciais para o combate a ‘Fake News’: monitoramento de veículos, relacionamento com a impressa e agilidade nas  respostas às notícias falsas, para, assim, evitar uma crise ao cliente. Os assessores de imprensa precisam estar de olhos abertos para combater qualquer ameaça à imagem do cliente, mesmo que qualquer um possa conferir se a notícia é falsa ou não. Mas sabemos que, na prática, a maioria das pessoas não se dá ao trabalho de confirmar a veracidade da notícia. Por isso, cabe ao assessor manter uma visão estratégica para preservar a imagem do cliente.

Com 16 anos no mercado, a Proativa pensa a comunicação de forma estratégica e deixa isso claro no trabalho que desenvolve junto a seus clientes. Uma das formas mais efetivas é se posicionando na linha de frente de seus assessorados para coibir a disseminação de notícias falsas, servindo como ponte entre eles e os veículos de comunicação. Com isso, o assessorado (que pode ser uma pessoa física, empresa ou instituição pública) conquista uma visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade, que no final das contas é o que verdadeiramente importa no processo de construção e fortalecimento da imagem institucional.

*Da Equipe da Proativa Comunicação

Por: Aline Ramos

 

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