Mercado em mutação

Flávio Resende*   Cheguei aliviado de São Paulo, no mês passado, ao retornar do 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, principal evento do setor de comunicação corporativa do país. Isso porque o tom das discussões durante o evento girou em torno das transformações que impactam e, ao mesmo tempo, impulsionam a

Como planejar o conteúdo de suas redes sociais?

Criatividade, planejamento de conteúdo e definição de público-alvo. Essas são três palavras-chaves para quem deseja ter uma rede social com bons conteúdos e um público participativo. É necessário ter um bom planejamento de conteúdo. Estabelecer e definir metas também são duas ações que podem ajudar bastante quem não sabe nem por onde começar. Uma boa

Para quem enviar o meu release?

A Assessoria de Imprensa tem como principal função posicionar o cliente estrategicamente na mídia. O release, por sua vez, é uma das ferramentas adotadas pelo assessor para que a informação chegue aos veículos de comunicação e seja divulgada. Esse processo deve ser cuidadoso e bem pensado. Trabalhar de forma objetiva e que convença os jornalistas

Como se prepara para uma entrevista com a Imprensa?

O trabalho de Assessoria de Imprensa vai além de conquistar espaços de mídia de forma espontânea. É papel de um bom assessor preparar o cliente para este relacionamento, nem sempre tão amistoso. Como em qualquer relação, o respeito é o princípio básico do contato com jornalistas e formadores de opinião. Portanto, estar sensível ao outro

Release não é texto publicitário

Quais as diferenças entre texto publicitário e jornalístico? Realmente, o assunto confunde muito as pessoas. O motivo é que ambos lidam com a divulgação e promoção, mas essencialmente são distintos e tem objetivos diferentes também. É no meio desse festival de nomenclaturas que a Proativa preparou um texto especial sobre o assunto, para acabar de